Alma Nuestra | Exib Música | Concerto de encerramento

Alma Nuestra, de Salvador Sobral, encerrou, no dia 31, a VI edição do EXIB Música – Expo Iberoamericana de Música, num concerto em formato físico e com transmissão digital para o mundo, a partir do Fórum Municipal Luísa Todi.


Esta edição do certame, organizado pela associação espanhola EXIB Música – Expo Iberoamericana de Música em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, readaptou-se e assumiu um novo desafio, virtual e com transmissões online, como resposta às orientações da Direção-Geral da Saúde de mitigação da propagação da pandemia de Covid-19.

Ainda assim, foi com Alma Nuesta que Salvador Sobral subiu ao palco do Fórum, ao lado de Victor Zamora, numa noite de partilha de sonoridades da América Latina, a par de ritmos do jazz, em que os músicos deram a conhecer aquele projeto musical, que conta ainda com as participações do músico Nelson Cascais e André Sousa Machado.

O desafio virtual imposto à edição deste ano do EXIB Música explorou novas práticas colaborativas a par com concertos ao vivo, com os espetáculos a serem transmitidos via streaming para todo o mundo através das redes sociais.

O mesmo aconteceu na abertura do certame, na quinta-feira, com o concerto do músico brasileiro Yamandu Costa, que mostrou no palco da principal sala de espetáculos de Setúbal a verdadeira essência da música ibero-americana.

No palco, o músico, reconhecido, atualmente, como um dos maiores intérpretes de guitarra acústica do mundo, conduziu o público numa viagem às raízes da música, ao mostrar como as influências se movem ao longo dos tempos e dos povos. Interpretou, com cunho próprio, sambas, tangos, milongas e até um vira tipicamente português, numa mistura de estilos que resultou num concerto único.

O virtuosismo melódico que emprestou ao violão de sete cordas arrebatou a plateia, que respondeu com aplausos efusivos nos intervalos curtos entre as músicas, primeiro tocadas a solo, depois, quatro delas, acompanhado do português Luís Guerreiro, na guitarra portuguesa, e do argentino Martín Sued, no bandoneón, um género de concertina popular no tango.

Outro destaque da programação deste ano do EXIB Música era o concerto de Teresa Salgueiro, cancelado por imposição sanitária, uma vez que a cantora e um dos músicos se encontram em isolamento profilático ao terem estado em contacto próximo com um familiar que testou positivo à Covid-19.

A edição inovadora deste ano contou ainda com a parceria do OEI Portugal – Oficina de Educación Iberoamericana e assumiu-se como uma resposta direta de apoio ao setor cultural, em particular o da música.A programação do EXIB Música 2020 incluiu igualmente exibições musicais, transmitidas em live streaming, a partir de vários países, designadamente da Colômbia, com Adriana Ospina, da Venezuela, com atuações de Amanda Querales, Gabriel Chakarji e Ana Carmela Ramírez, e de Espanha, com Alba Carmona e Tanxugueiras.

Para o mundo através da internet atuaram Regina Orozco, México, Malena Muyala, Uruguai, Martin Sued, Argentina, Chaco Suena Bien, projeto musical dos argentinos Seba Ibarra e Lalo Aguilar, o músico cabo-verdiano Miroca Paris e os portugueses Moçoilas, Pedro Mestre e Monda, além do projeto luso-brasileiro composto pela dupla Pedro Iaco e Manuel Linhares.

Destaque ainda para transmissões online de sessões sobre a música e sustentabilidade, conteúdos de formação e de networking para profissionais, que incluíram a partilha de experiências entre programadores culturais, passagem de vídeos alusivos à cidade de Setúbal e um observatório de ideias para a cultura musical, assente na economia circular, colaborativa, transversal e multidisciplinar.

 

Documentos Relacionados