COVID-19 | Atendimento Doenças Respiratórias e Centro de Testes - inauguração

As novas instalações do centro de testes à Covid-19 e do atendimento a doentes respiratórios dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra foram inauguradas no dia 23 de novembro em área do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal.


O Centro de Diagnóstico Laboratorial à Covid-19 e o ADR – Atendimento a Doentes Respiratórios, anteriormente instalados no edifício da UCSPSS – Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de São Sebastião, no Vale do Cobro, funcionam, a partir das 14h00 de hoje, em instalações requisitadas pela Câmara Municipal de Setúbal ao IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional.

O novo espaço, alvo de obras de adaptação por parte da autarquia, “permite responder ao aumento da procura de doentes com problemas respiratórios e de pessoas que necessitam de realizar teste à Covid-19, aumentando a rapidez do atendimento e o conforto dos utentes”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, no dia 23, na inauguração das instalações.

“Os centros de saúde e o Centro Hospitalar de Setúbal estão a ficar com cada vez menos capacidade de resposta. Com o agravamento expectável no inverno, tornava-se urgente uma solução para aliviar esta afluência”, salientou a autarca.

O espaço cedido pelo IEFP contempla uma área de receção e uma sala de espera ampla, bem como três gabinetes de enfermagem, onde é realizada a triagem dos doentes, seis gabinetes médicos, uma sala de colheitas e um laboratório de testes.

Para garantir o isolamento relativamente às restantes instalações do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal, a autarquia colocou duas divisórias no interior do espaço de forma a “criar uma zona isolada onde não exista contacto entre os utentes do atendimento e os funcionários e alunos do centro de formação”, adiantou Maria das Dores Meira.

No exterior, os serviços municipais criaram um parque de estacionamento e um acesso próprio, no lado da Rua da Azinhaga dos Trabalhadores, de utilização exclusiva dos utentes do ADR.

O Atendimento a Doentes Respiratórios tem “uma capacidade máxima para atender 216 doentes por dia, num horário de funcionamento entre as 08h00 e as 20h00, ou seja, o dobro dos atendimentos anteriormente em Vale do Cobro”, destacou o diretor executivo do ACES Arrábida, Luís Pombo.

Para já, o ADR funciona de segunda-feira a domingo, das 14h00 às 20h00, mas “quando o aumento da procura o justificar, nas próximas semanas, poderá vir a funcionar das 08h00 às 20h00”, explica Luís Pombo.

A partir das 14h00 de hoje, os doentes com queixas do foro respiratório devem dirigir-se diretamente ao novo ADR, nas instalações do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal.

No caso de se terem deslocado primeiro ao Centro Hospitalar de Setúbal, serão encaminhados para o ADR se no momento da triagem lhes tiver sido atribuída a pulseira verde ou azul, as menos urgentes da Triagem de Manchester.

Já o centro de testes à Covid-19 funciona de segunda-feira a sábado, das 14h00 às 19h00, com técnicos do Laboratório Germano de Sousa.

Para a realização dos testes, é necessária uma triagem obrigatória na Linha Saúde 24 e pelos médicos de família e, posteriormente, uma marcação para os números de telefone do ACES Arrábida, 966 501 091 e 966 512 191.