Conferência “Setúbal, Cidade Educadora: transformar o território com as pessoas”

Os desafios e a experiência das escolas e de outras instituições do setor educativo estiveram em análise na primeira sessão de um ciclo de conferências organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, no dia 3, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.


“Setúbal, Cidade Educadora: transformar o território com as pessoas” foi o título do primeiro seminário de uma iniciativa que surgiu no seguimento do painel “Caminhos que se trilham: experiências locais de sucesso”, integrado no programa da Conferência Anual de Educação de Setúbal, realizada em setembro.

O encontro, cuja abertura foi feita pelo vereador com o pelouro da Educação na Câmara Municipal de Setúbal, Ricardo Oliveira, deu a conhecer um conjunto de experiências de escolas e de outras instituições, bem como do município, na procura constante de novas soluções e na adaptação aos novos desafios colocados no setor da educação.

O programa foi composto por uma mesa-redonda, intitulada “Transformar o território com as pessoas”, com as participações de Rita Melo e Ricardo Crista, que partilharam a experiência do ensino artístico no Atelier 2: Pontos com a apresentação “Um dueto, 2 espaços: arte e educação”.

A tarde foi, igualmente, dedicada à cultura, como fator de crescimento e enriquecimento pessoal e de desenvolvimento coletivo que alarga horizontes e perspetivas e promove o sentimento de pertença e de boa convivência na comunidade.

Na conversa, moderada por Gina Lemos, professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, participou também Sérgio Gabriel, da Sociedade Filarmónica Capricho Setubalense, que abordou o papel da coletividade no ensino da música há mais de 150 anos.

A experiência da autarquia no novo espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística, um projeto ainda recente, mas com história, memória e identidade, “resgatada” e reescrita pelos diversos artistas que por lá passam e vão passar, assim como por toda a comunidade, foi apresentada pela chefe da Divisão de Cultura do município, Mónica Duarte.

O seminário “Setúbal, Cidade Educadora: transformar o território com as pessoas”, que assinalou o Dia Internacional das Cidades Educadoras, 30 de novembro, e o 30.º Aniversário da Carta das Cidades Educadora, teve transmissão online, via streaming, no canal de Youtube do município e pode ser visto aqui.