XXI Festival ExpressArte | encerramento

Projetos artísticos que envolvem pessoas portadoras de deficiência estiveram em destaque, ao longo de um mês, no XXI Festival ExpressArte – Encontro de Expressões Artísticas, realizado em formato digital e em vários equipamentos de Setúbal.


O ExpressArte encerrou na noite de dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com “O Preconceito Conceituado”, encontro multidisciplinar com música, teatro, dança, cinema e poesia, do Grupo de Teatro Puzzle da APPACDM de Setúbal, no Fórum Municipal Luísa Todi.

O espetáculo, centrado em temas como racismo, indiferença, bullying, desigualdade e intolerância, deu origem a um texto escrito pela encenadora Tânia Alexandra, e, consequentemente, a uma curta-metragem, apresentada no final.

Depois da exibição de “O Preconceito Conceituado”, seguiu-se um concerto pelos jovens setubalenses Et To Michel e Zé Miguel Zambujo.

O XXI Festival ExpressArte – Encontro de Expressões Artísticas, que teve início a 2 de novembro, foi inteiramente readaptado às circunstâncias impostas pela pandemia. A maior parte das atividades realizou-se em formato digital, mantendo a essência de promoção do trabalho artístico criado e desenvolvido por pessoas portadoras de deficiência como forma de facilitar a inclusão.

“Não quisemos deixar o Festival cair. E foram efetivamente trinta e três dias de festa”, analisa a responsável pelo Clube de Animação Jovem da APPACDM de Setúbal, Rita Santos, entidade responsável pelo certame, realizado com apoio da Câmara Municipal. “Reajustámos a maior parte dos eventos para o online e as pessoas aderiram positivamente.”

A responsável sublinhou ainda as dinâmicas criadas como consequência pela crise sanitária, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento de novas parcerias. “Houve uma maior procura de entidades, de grupos e bandas, ao contrário do que acontecia em anos passados.”

A par da estreia da curta-metragem “O Preconceito Conceituado”, o XXI Festival ExpressArte compreendeu mais de uma dezena de espetáculos cénicos, concertos, poesia, palestras, workshops, duas exposições físicas e uma série de rúbricas online.

No Fórum Luísa Todi, além do espetáculo de encerramento, houve uma cerimónia de apresentação, a 3 de novembro, em que participaram o vereador da Cultura, Desporto, Direitos Sociais e Juventude, Pedro Pina, e o presidente da APPACDM de Setúbal, José Salazar.

O webinar “Inclusão Pela Arte”, com o envolvimento, entre outros, do Teatro Estúdio Fontenova, desenvolvido a 27 de novembro no Facebook oficial do certame, e a rubrica “Recordar Com…” foram alguns dos momentos altos da programação, com Rita Santos a destacar o evento como um dos que mais contou com “uma adesão muito positiva do público”.

Da programação consta igualmente a exposição “Cá dos Nossos”, patente na Casa da Baía até ao dia 6 de dezembro.

O XXI Festival ExpressArte – Encontro de Expressões Artísticas assume-se como um espaço de valorização e divulgação das potencialidades da população com deficiência ao nível da expressão artística e da criatividade.

As ações do certame decorreram também em vários espaços de Palmela, Moita, Montijo e Sesimbra, os outros concelhos associados ao evento.

De salientar ainda que, dia 4, às 20h00, há um concerto de Catherine Silva, Piedade Fernandes e Da Bad Juju’s Band, desta vez no Twelve Bar Setúbal.

 

Notícias Relacionadas

'Cá dos Nossos' em exposição

A exposição “Cá dos Nossos”, com trabalhos de diferentes expressões artísticas realizados por utentes, familiares e funcionários da APPACDM de Setúbal, pode ser visitada até 6 de dezembro na Casa da Baía.

23 Novembro, 2020

Inclusão em festival de expressão artística

A arte com fins inclusivos está em destaque no Festival ExpressArte, encontro que dá a conhecer projetos artísticos que envolvem pessoas portadoras de deficiência, a decorrer até 4 de dezembro em formato online e em espaços culturais da região de Setúbal.

5 Novembro, 2020