XXI Festival ExpressArte | encerramento | 'O Preconceito Conceituado'

A Semana Temática das Deficiências e Incapacidades 2020, que decorreu entre os dias 3 e 10 de dezembro, incluiu dezena e meia de atividades que alertaram para a importância da reflexão sobre a saúde mental.


Sessões de cinema, ações de formação, um espetáculo de teatro e uma exposição integraram a Semana Temática das Deficiências e Incapacidades, que este ano se realizou num misto de formato físico e digital, adaptado às circunstâncias impostas pela pandemia de Covid-19.

Com o tema “(In)Visivelmente à Nossa Volta!”, a 12.ª edição do evento, organizado pelo Grupo Concelhio para as Deficiências e Incapacidades – Setúbal, do qual faz parte, entre outras entidades, a Câmara Municipal de Setúbal, refletiu sobre a saúde mental, contribuindo para o aumento da literacia sobre esta questão e para a desconstrução de estigmas.

A mensagem foi passada através de um conjunto de quinze atividades, que culminaram a 10 de dezembro com o debate “Vida Independente – A Experiência dos Centro de Apoio à Vida Independente”, dinamizado pela Inovar Autismo, em formato online, na plataforma Zoom.

A estreia do espetáculo cénico “O Preconceito Conceituado”, pelo Grupo de Teatro Puzzle da APPACDM de Setúbal, no Fórum Municipal Luísa Todi, na abertura da semana temática, e uma mostra de curtas-metragens, que incluiu um debate subordinado ao tema “Promoção e Prevenção de Saúde Mental: como é porquê?”, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, foram pontos altos do programa.

A 12.ª Semana Temática das Deficiências e Incapacidades, que decorreu em vários espaços de Setúbal, incluiu ainda uma exposição/instalação, “Vozes Que Pulsam”, com trabalhos de Paula Moita e de utentes da Associação Doutor Fernando Ilharco, que esteve patente no Centro Comercial Alegro Setúbal, e a exibição de filmes sobre a temática da saúde mental, no Cinema Charlot.

Dois workshops de teatro promovidos pelos grupos de teatro da Associação de Saúde Mental Doutor Fernando Ilharco e da APPACDM Setúbal, na Casa da Cultura e no Centro Multicultural, sessões de cinema adaptado ao autismo, no Charlot, e ações de formação e workshops, alguns abertos à população, outros destinados a profissionais, em formato online, foram outras iniciativas realizadas.