Quarteto de Cordas de Sintra | Arrábida Religiosus Musicae

O Quarteto de Cordas de Sintra apresentou na noite de 11, num concerto realizado na Igreja do Convento de Jesus, integrado num ciclo especial de música religiosa, um reportório constituído por temas eruditos nacionais e estrangeiros.


O grupo de Nélson Nogueira e David Ascensão, nos violinos, Eurico Cardoso, na viola, e Abel Gomes, no violoncelo, interpretou música portuguesa do período do romantismo com os três quartetos para cordas de Júlio António Avelino Soares, um dos raros compositores nacionais do século XIX.

Ao longo de uma hora, o Quarteto de Cordas de Sintra tocou ainda temas do checo Bedřich Smetana e do norte-americano Samuel Barber.

A formação, fundada em 2007 e considerada um dos mais prestigiados grupos de música de câmara portugueses, procura contribuir para a redescoberta do valioso património musical nacional e para a divulgação de compositores portugueses menos conhecidos do público.

O concerto de dia 11, que contou com a presença de 75 pessoas, respeitando as atuais regras em vigor de contenção da pandemia de Covid-19, é o segundo espetáculo do novo Ciclo de Música da Arrábida Religiosus Musicae.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com espetáculos gratuitos na igreja do recém-recuperado Convento de Jesus, abriu a 27 de novembro com “Concerto Júbilo”, que juntou o pianista Francisco Sassetti e a soprano Ângela Silva.

O encerramento, no dia 18, às 21h00, está a cargo do Ensemble Vocal Entroitus, formação com solistas de vários agrupamentos vocais.

A autarquia tem agendado um segundo ciclo de concertos de música sacra para março, coincidindo com o período da Quaresma.