Da serigrafia, desenho e fotografia ao vídeo, ilustração e instalação, são vários os trabalhos de arte patentes numa exposição coletiva inaugurada no dia 11, em A Gráfica – Centro de Criação Artística, numa organização da revista FOmE.


A exposição “FOmE Vol. VII”, desenvolvida no âmbito do regresso aos lançamentos físicos da revista de promoção de artistas emergentes FOmE, mostra um conjunto de trabalhos inéditos produzidos por cinco artistas portugueses, um deles de Setúbal.

Ana Isa apresenta uma série fotográfica intitulada “Raízes”, marcada pela intemporalidade da origem e com o vermelho como cor predominante.

Nascida em Setúbal, Ana Isa Férias licenciou-se em Artes Plásticas na Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha e tem participado, desde 2003, em exposições individuais e coletivas, caso de “Múltiplas” e “Diálogos”, que estiveram patentes, em 2019, em equipamentos culturais do concelho.

O visitante pode igualmente ver trabalhos de serigrafia e vídeo realizados pelo designer gráfico de origem cabo-verdiana Fidel Évora, que se apropria das memórias para refletir sobre a importância dos meios de comunicação no pensamento contemporâneo.

O artista plástico Francisco Vidal também deixa a sua marca na exposição “FOmE Vol. VII”. Em desenhos, homenageia figuras da cultura africana, caso do cantor angolano Carlos Burity, falecido em agosto deste ano, vítima de doença prolongada, e do ator Bruno Candé, morto em julho na via pública.

O ilustrador e designer Zé Pereira apresenta uma série de ilustração inédita, desenhada a caneta sobre papel e acompanhada por um conto de João Miguel Fernandes.

Já Museu Feio, coletivo anónimo de artistas portugueses fundado durante a pandemia, apresenta uma instalação que reflete sobre o acesso à cultura em período de confinamento.

A mostra, inserida no projeto Mural 18, programação cultural em rede da Área Metropolitana de Lisboa, marca o regresso aos lançamentos físicos da revista FOmE, que, neste sétimo volume, apresenta também o projeto curatorial Margem, a Mostra de Artes Performativas de Setúbal e o FIAR – Festival Internacional de Artes de Rua de Palmela.

A inauguração da exposição e o lançamento do sétimo volume da revista no dia 11 contaram igualmente com um concerto intimista pelo músico setubalense J. Wahl, que apresentou o seu primeiro EP, “A Mar”.

“FOmE Vol. VII” pode ser visitada em A Gráfica – Centro de Criação Artística nos dias 19 e 20 de dezembro, das 10h00 às 12h30, ou virtualmente aqui.