Covid-19 | Inquéritos epidemiológicos | formação

A capacidade de rastreio da saúde pública no concelho de Setúbal é reforçada com uma nova equipa dedicada à realização de inquéritos epidemiológicos, os quais decorrem no âmbito das medidas de contenção da pandemia de Covid-19.


Esta nova equipa, de caráter multidisciplinar, é composta por dez elementos do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, por uma dezena de funcionários da Câmara Municipal de Setúbal e por seis estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal.

Os elementos desta nova equipa da saúde pública do concelho de Setúbal estão, ao longo do dia 18, a receber formação especializada para a realização destes inquéritos epidemiológicos, fulcrais para identificar e interromper cadeias de transmissão de Covid-19.

A mobilização destes recursos humanos para a execução desta tarefa permite, por um lado, acelerar a realização de inquéritos epidemiológicos e, por outro, reforçar a resposta no rastreio de contactos de doentes com Covid-19 e o seguimento de pessoas em vigilância ativa.

O reforço da saúde pública nesta área de intervenção advém da necessidade de dar uma resposta mais célere e ativa em termos de comunicação e, em simultâneo, pela crescente pressão que o concelho de Setúbal tem vindo a registar em termos de casos ativos de infeção por Covid-19.