Kids Dive 2021 | Mergulho Virtual | Escola Secundária Sebastião da Gama

Duas escolas secundárias de Setúbal participaram na manhã de dia 18 numa iniciativa de educação ambiental que reuniu virtualmente mais de um milhar de alunos portugueses num mergulho pela biodiversidade dos oceanos.


Alunos das escolas secundárias Sebastião da Gama e D. Manuel Martins, com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos, tiveram a oportunidade de fazer dois mergulhos virtuais nos oceanos.

Sem precisarem de sair da sala de aula, com recurso a máscaras de realidade virtual construídas em cartão reciclado, os estudantes puderam descobrir algumas espécies que vivem nas profundezas dos oceanos.

Esta ação decorreu no âmbito do projeto Kids Dive, criado em 2018 pelo ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, em colaboração com diversas entidades.

O fomento da literacia sobre os oceanos e alertar para a urgência de proteger o meio marinho e a biodiversidade são as linhas orientadoras do projeto educativo cofinanciado pelo Fundo Azul.

Além dos mergulhos virtuais, a sessão de dia 18 incluiu um conjunto de palestras sobre a conservação dos oceanos e dos habitats marinhos, com contributos de cientistas e comunicadores de ciência portugueses e estrangeiros, caso do líder das expedições “Pristine Seas” da National Geographic, Paul Rose.

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, o biólogo e administrador da Fundação Oceano Azul, Emanuel Gonçalves, considerado um dos maiores especialistas mundiais sobre a proteção do oceano, e os investigadores do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Frederico Almada, Sofia Henriques e Miguel Pais, foram outros dos intervenientes da sessão realizada em videoconferência.

Em Setúbal, o segundo dia de atividades realiza-se a 3 de março e proporciona visitas virtuais para descoberta da biodiversidade marinha, concretamente ao Oceanário de Lisboa, no âmbito da ação “Vem conhecer o mar #AnossaCasa, e ao Jardim Zoológico de Lisboa, pelo “Dá um Mergulho na Conservação”.

As iniciativas do projeto Kids Dive no município de Setúbal terminam a 30 de abril com uma saída de campo virtual ao vivo, pela rede social Instagram (@kids.dive), a uma área marinha, com sessão de perguntas e repostas em que participam alunos e professores das várias escolas.