Terceira reunião da Comissão Organizadora do Fórum de Saúde -Setúbal a Pensar em Si

Estado de saúde e promoção de estilos de vida saudáveis é o tema em análise num debate a realizar no dia 2 de fevereiro, em formato digital, no âmbito da primeira edição do Fórum de Saúde “Setúbal a Pensar em Si”.


O Fórum de Saúde, organizado pelo município de Setúbal em parceria com diversas entidades, realiza-se a 8 de abril e é antecedido de um conjunto de seis debates a decorrer até março, em formato digital, com oradores convidados e abertos à participação da população.

O primeiro webinar, debate online moderado pelo vereador com o pelouro da Saúde na Câmara Municipal de Setúbal, Ricardo Oliveira, realiza-se no dia 2, às 16h00, com o tema “Estado de Saúde e Promoção de Estilos de Vida Saudáveis”.

Joaquim Judas, médico e assessor da autarquia, apresenta neste evento indicadores de morbilidade e mortalidade identificados no Perfil e Plano de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, designadamente as particularidades do concelho de Setúbal.

José Poças, diretor do Serviço de Infecciologia do Centro Hospitalar de Setúbal, faz uma intervenção sobre a procura e oferta de cuidados de saúde nesta unidade hospitalar, e Lucília Nunes, professora da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, analisa os problemas da saúde mental no concelho.

Lucília Pascoal, da Associação Nacional de Farmácias, alude aos problemas de polimedicação e automedicação, a enfermeira Tatiana Alves, do Instituto Ricardo Jorge e da Escola Superior de Saúde, aborda os acidentes domésticos e de lazer em Portugal e Maria Benedita Pernas, inspetora da Autoridade para as Condições do Trabalho, fala sobre problemas de segurança e saúde no trabalho no concelho de Setúbal.

As inscrições devem ser feitas para o endereço de correio eletrónico forumsaude@mun-setubal.pt. Posteriormente, serão enviados para os inscritos os dados de acesso à participação no webinar.

O Fórum de Saúde, que procura também celebrar, em Setúbal, o Dia Mundial da Saúde, assinalado anualmente a 7 de abril, pretende criar um espaço de reflexão e partilha de conhecimento nesta área da sociedade.

A primeira edição, a realizar no dia 8 de abril, conta com duas sessões específicas destinadas a debater o Perfil de Saúde e o Plano de Desenvolvimento de Saúde do Município de Setúbal, ambos em elaboração.

A comissão organizadora do evento é composta, além da Câmara Municipal, pelo ACES Arrábida – Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida, pela Associação da Indústria da Península de Setúbal, pela Associação Nacional de Farmácias, pelo Centro Hospitalar de Setúbal, pela Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas e pelo Hospital da Luz Setúbal.

O Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas, o Instituto Politécnico de Setúbal e as juntas de freguesia do concelho, bem como personalidades ligadas à comunidade educativa, ao movimento associativo popular, às instituições particulares de solidariedade social e à Comissão Municipal de Proteção Civil também fazem parte da comissão organizadora.