Conselho Local de Ação Social de Setúbal | reunião de janeiro

Questões relacionadas com o trabalho que está a ser desenvolvido em termos de intervenção social no concelho para fazer face à atual crise sanitária foram debatidas no dia 29 numa reunião do Conselho Local de Ação Social de Setúbal.


A sessão, realizada em formato de videoconferência, iniciou-se com o contributo da socióloga Maria João Freitas que vai colaborar com o CLASS – Conselho Local de Ação Social de Setúbal no desenvolvimento técnico e metodológico, com recurso a abordagens colaborativas, necessárias à atualização de instrumentos de planeamento estratégico da Rede Social de Setúbal.

A Rede Social, responsável pela dinamização do CLASS, funciona como um espaço privilegiado de diálogo e análise dos problemas sociais, visando a erradicação ou atenuação da pobreza e da exclusão social através da promoção do desenvolvimento social local.

O encontro, com a participação de meia centena de pessoas e 40 entidades do concelho, foi dirigido pelo vereador dos Direitos Sociais da autarquia e presidente do Conselho Local de Ação Social de Setúbal, Pedro Pina, que lembrou algumas das ações desenvolvidas pela autarquia ao longo da crise sanitária.

O autarca apontou como exemplos a Linha de Apoio Municipal de Bens Essenciais, promovida em articulação com 17 entidades do concelho, e que já respondeu a mais de três mil pessoas, a Linha Sénior – Setúbal 65 e os apoios financeiros concedidos a instituições sociais, além da colaboração na aplicação de inquéritos epidemiológicos.

Já a União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Setúbal sugeriu a celebração de um acordo entre a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade e a Cruz Vermelha Portuguesa para a aplicação de testes rápidos para todos os associados e mostrou-se disponível para distribuir os equipamentos de proteção individual adquiridos pelas creches do concelho.

Quanto à Fundação Portuguesa “A Comunidade contra a SIDA” fez o balanço das ações de formação científica-pedagógica que tem vindo a desenvolver com o objetivo de capacitar os jovens como agentes de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Presente na reunião estiveram também representantes da Associação de Professores e Amigos das Crianças do Casal das Figueiras que solicitaram esclarecimentos sobre o que está definido na estratégia de vacinação do concelho relativamente aos trabalhadores que estão na primeira linha na área social.

No decorrer da reunião, o Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal fez o ponto de situação do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas e apresentou um protocolo que estabeleceu recentemente com o Instituto Politécnico de Setúbal para a criação de uma bolsa de voluntários na área social.