Covid-19 | Equipas municipais realizam inquéritos epidemiológicos

A Câmara Municipal disponibilizou mais de uma dezena de funcionários para apoiar as unidades de saúde pública do concelho na elaboração de inquéritos epidemiológicos no âmbito da Covid-19.


A equipa, composta por treze técnicos superiores, com telemóveis disponibilizados pela autarquia, iniciou os inquéritos epidemiológicos a 22 de janeiro.

Os elementos receberam formação especializada para a realização destes inquéritos epidemiológicos, fulcrais para identificar e interromper cadeias de transmissão de Covid-19, ministrada pelo Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, que coordena os inquéritos.

O grupo, a exercer funções em regime de teletrabalho, assegura contactos todos os dias, incluindo fins de semana e feriados.

Cada contacto de inquérito e respetivo procedimento envolvente pode durar, em média, entre 40 a 60 minutos.

A mobilização destes recursos humanos para a execução desta tarefa acelera a realização dos inquéritos epidemiológicos, o que permite reforçar a resposta no rastreio de contactos de doentes infetados por Covid-19 e o seguimento de pessoas em vigilância ativa.

Esta ação constitui uma resposta à mobilização de funcionários públicos para reforço da realização de inquéritos epidemiológicos definida no Estado de Emergência.