Mural 18 | Quórum Ballet - Sagração da Primavera

A Companhia Quórum Ballet e o Grupo OCO apresentam no dia 20 de fevereiro, a partir das 21h00, na plataforma do Mural 18 – Programação Cultural em Rede, dois espetáculos que podem ser assistidos gratuitamente online.


O Grupo OCO, formado em 2004, caracterizado por sonoridades experimentais, ritualistas e intemporais, numa expedição sonora pela world music, que une o ancestral e o moderno, o Ocidente e o Oriente, apresenta-se ao público em espetáculo com início às 21h00 promovido pela autarquia de Sintra.

Segue-se, a partir das 22h00, o bailado “Sagração da Primavera”, pela Companhia Quórum Ballet, espetáculo promovido pelo município da Amadora recheado de referências e influências chinesas, numa homenagem à antiga tradição portuguesa de viajar pelo mundo.

O Exército de Terracotta, de Qin Shi Huang, inspira a criação artística “Sagração da Primavera”, a qual marca o encontro bailado entre artistas portugueses e chineses e que procura romper com a peça musical de Stravinsky e a coreografia de Nijinsky.

O Mural 18 – Programação Cultural em Rede resulta de uma candidatura apresentada pela Área Metropolitana de Lisboa ao Programa Operacional Regional Lisboa 2020 e conta com uma comparticipação financeira de 1,5 milhões de euros através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A Área Metropolitana de Lisboa e os seus 18 municípios pretendem, com a organização do Mural 18, recentrar a atenção na comunidade artística e promover a democratização da cultura, incentivando e assegurando o acesso de todos os cidadãos à fruição e criação cultural no território metropolitano.

Mais informações sobre o Mural 18, programa cultural com ações a decorrer até setembro deste ano, podem ser consultadas na plataforma digital da iniciativa em www.mural18.pt, na qual estes dois espetáculos podem ser apreciados ao vivo.