Ir e Vir e Voltar (com os livros) | Programa Municipal de Educação pelas Artes e Ciências Experimentais

Uma atividade do livro e da leitura, dinamizada nas escolas públicas de Setúbal no âmbito do Programa Municipal de Educação pela Artes e Ciências Experimentais, já chegou a cerca de 1300 alunos e docentes.


A iniciativa “Ir e Vir e Voltar (com livros)”, dinamizada pelo serviço educativo da Casa d’Avenida, está enquadrada no “Setúbal, um mundo de desafios – Programa Municipal de Educação pela Arte e pelas Ciências Experimentais”.

Este programa da Câmara Municipal para crianças e docentes do pré-escolar e do ensino básico está centrado na promoção da Educação pela Arte e da Educação pelas Ciências Experimentais.

No caso desta atividade literária, dirigida a alunos e professores da educação pré-escolar e do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, são conduzidas sessões de animação do livro e da leitura.

Nestas sessões, a partir de obras selecionadas de literatura infantojuvenil, crianças e docentes partem à descoberta do mundo, de forma criativa e interativa, numa viagem que alia as palavras aos sentidos.

Desde o início do programa, e até janeiro, altura em que foi suspensa a atividade escolar, realizaram-se 141 sessões desta atividade, as quais envolveram 1200 crianças e 96 docentes de 48 turmas.

O “Setúbal, um mundo de desafios – Programa Municipal de Educação pela Arte e pelas Ciências Experimentais” é dinamizado com financiamento comunitário, o qual resulta de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal ao Lisboa 2020 – Programa Operacional Lisboa, do Portugal 2020, no âmbito da medida “Programas de combate ao insucesso escolar”.