Saúde e Alimentação

A importância dos recursos da comunidade enquanto determinantes da saúde está em análise no dia 18, a partir das 16h00, no quinto debate em formato digital preparatório da primeira edição do Fórum de Saúde “Setúbal a Pensar em Si”.


O webinar, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com moderação do presidente do Conselho Sub-Regional da Ordem dos Médicos de Setúbal, Daniel Travancinha, conta com cinco oradores convidados, que partilham experiências e conhecimentos sobre temáticas relacionadas com “Recursos da Comunidade enquanto Determinantes da Saúde”.

“Serviços de Saúde – a rede de cuidados de saúde primários e hospitalares” é o tema abordado pela diretora do Departamento de Contratualização da ARS-LVT, Margarida Rato.

Já Vera Azevedo, nutricionista da Câmara Municipal de Setúbal, destaca o papel da educação enquanto promotora de educação alimentar, e Mário Moura, médico de Medicina Familiar e de Medicina do Trabalho, fala sobre a importância da medicina do trabalho na saúde.

Os impactes do movimento associativo e solidário na saúde são analisados pelo presidente da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, Augusto Flor, enquanto o psicólogo educacional José Miguel Oliveira aborda a temática da escola enquanto determinante de saúde.

As inscrições para participação devem ser feitas pelo preenchimento de um formulário online disponível nesta ligação. Posteriormente, os inscritos recebem os dados de acesso à participação no webinar e, no decorrer da sessão, podem colocar questões por chat aos oradores convidados.

Todos os interessados podem ainda assistir às sessões do Fórum de Saúde em direto no canal de Youtube e na página de Facebook do município de Setúbal, sem necessidade de inscrição.

O próximo webinar está agendado para dia 25 de março, também a partir das 16h00, com o tema “Participação – Experiências de Cidadania Ativa promotora da Saúde Física e Mental”.

Este ciclo já contou com quatro sessões, em fevereiro, nos dias 2, com o tema “Estado de Saúde e Promoção de Estilos de Vida Saudáveis”, 8, sobre a “Comunicação em Saúde”, 18, com a análise das “Desigualdades no Acesso à Saúde”, e 25, com a abordagem do tema “Território e Planeamento Urbano: O potencial Salutogénico do Património Natural e Construído”.

O Fórum de Saúde, que procura também celebrar, em Setúbal, o Dia Mundial da Saúde, assinalado anualmente a 7 de abril, pretende criar um espaço de reflexão e partilha de conhecimento nesta área da sociedade.

A primeira edição, a realizar no dia 8 de abril, conta com duas sessões específicas destinadas a debater o Perfil de Saúde e o Plano de Desenvolvimento de Saúde do Município de Setúbal, ambos em elaboração.

A comissão organizadora do evento é composta, além da Câmara Municipal, pelo ACES Arrábida – Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida, pela Associação da Indústria da Península de Setúbal, pela Associação Nacional de Farmácias, pelo Centro Hospitalar de Setúbal, pela Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas e pelo Hospital da Luz Setúbal.

O Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas, o Instituto Politécnico de Setúbal e as juntas de freguesia do concelho, bem como personalidades ligadas à comunidade educativa, ao movimento associativo popular, às instituições particulares de solidariedade social e à Comissão Municipal de Proteção Civil também fazem parte da comissão organizadora.

 

Notícias Relacionadas

Relação entre urbanismo e saúde em análise

Os contributos do planeamento urbano e das potencialidades dos territórios para a promoção da saúde e bem-estar da população estiveram em análise no dia 25 de fevereiro no quarto debate preparatório da primeira edição do Fórum de Saúde “Setúbal a Pensar em Si”.

26 Fevereiro, 2021