Viaturas Elétricas - ENA

A Câmara Municipal recebe, no âmbito de um projeto europeu dinamizado pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, duas bicicletas elétricas que vão permitir testar as vantagens de modos sustentáveis de mobilidade.


O projeto europeu EnerNETMob, desenvolvido pela ENA em parceria com 11 países e cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, tem como objetivo criar uma rede inter-regional de mobilidade elétrica, garantindo a ligação entre cidades e regiões mediterrânicas, através do desenvolvimento de diversas ações.

A ação piloto desenvolvida pela ENA incide na logística urbana e inclui a instalação nos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra de três postos de carregamento rápido, que permitem carregar veículos elétricos em menos de trinta minutos, com o objetivo de promover o transporte urbano sustentável e contribuir para a transição energética e a descarbonização do território.

É igualmente no âmbito desta iniciativa que a ENA disponibiliza uma carrinha e uma bicicleta à aicep Global Parques e um total de oito viaturas elétricas, concretamente seis bicicletas e-cargo, a repartir pelas câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, o que permite testar, nas suas deslocações, as vantagens de modos sustentáveis de mobilidade.

A entrega das duas viaturas a Setúbal decorre em cerimónia simbólica, a realizar no dia 19, às 15h00, junto do Edifício Ciprestes, com as presenças da presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, e da vereadora do Ambiente, Carla Guerreiro.

A mobilidade urbana sustentável é uma das áreas de atuação que motivam o Território Arrábida – Património Partilhado, a marca que unifica a política de implementação de projetos intermunicipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, com forte impacte no desenvolvimento social, económico e ambiental da região.

Um destes projetos é o Plano de Mobilidade Elétrica para o Território Arrábida, estratégia que propõe medidas específicas para a implementação da mobilidade elétrica na região, identificando oportunidades de intervenção segundo as características territoriais e os padrões de mobilidade e crescimento de cada município.