Visita a Pedro Pichardo

O atual campeão europeu de triplo salto, Pedro Pichardo, atleta que faz integralmente a preparação em Setúbal, vai receber a Medalha de Honra da Cidade, de acordo com proposta aprovada a 17 de março pelo município.


O atleta do Sport Lisboa e Benfica foi visitado na manhã de dia 17 pela presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, e pelo vereador com o pelouro do Desporto, Pedro Pina, no recinto desportivo onde é treinado pelo pai, Jorge Pichardo, o Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal.

No encontro, destinado a felicitar pessoalmente Pedro Pichardo pela vitória, por Portugal, a 7 de março, na Polónia, nos Campeonatos da Europa de Atletismo de Pista Coberta, esteve ainda presente a triplista colombiana Caterine Ibargüen, campeã mundial e olímpica de triplo salto, que também treina nas instalações municipais sadinas.

De tarde, a Câmara Municipal de Setúbal deliberou a atribuição da Medalha de Honra da Cidade, na Classe Desporto, a Pedro Pichardo, aprovada por unanimidade, em reconhecimento dos seus feitos desportivos e do contributo para o engrandecimento e divulgação da cidade além-fronteiras.

Depois do recente título europeu, Pedro Pichardo, nascido em Cuba e naturalizado português em 2017, tem como principais desafios internacionais a conquista mundial, assim como os Jogos Olímpicos de Tóquio, que se realizam este ano.

Apesar de ter apenas 27 anos, o atleta conta com um currículo impressionante, de que se destacam duas medalhas de prata e uma de bronze em campeonatos do mundo.

Em 2013, na primeira participação num mundial absoluto, ficou a escassos centímetros do ouro. Em 2014, conseguiu o melhor triplo salto do ano, mas ficou em terceiro lugar nos Campeonatos do Mundo de Pista Coberta.

No ano seguinte, 2015, Pichardo entrou para a história por vários motivos. Foi campeão nos Jogos Pan-Americanos, medalha de prata no Campeonato do Mundo e esteve envolvido naquela que é conhecida como “a melhor competição de triplo salto da história”, na qual ganhou ao campeoníssimo norte-americano Christian Taylor, na única vez em que dois atletas saltaram acima de 18 metros no mesmo dia.

Ainda em 2015, saltou 18,08 metros em Havana, Cuba, recorde pessoal que é a sétima melhor marca de todos os tempos no triplo salto e o coloca como quarto melhor atleta de sempre nesta disciplina.

Em abril de 2017, assinou contrato com o Sport Lisboa e Benfica e em dezembro passou a ser cidadão português e a defender as cores nacionais lusas.

Em 2018, Pichardo tornou-se no detentor do recorde nacional de triplo salto e da melhor marca do ano ao conseguir saltar 17,95 metros no meeting de Doha da Diamond League, prova que venceu. Meses depois, sagrou-se campeão da Diamond League pela primeira vez na sua carreira, conquistando o título no meeting de Bruxelas de 2018.

Em 2020, a competição parou até meados de julho em virtude da situação pandémica mundial, mas, no regresso, Pichardo mostrou que o seu nível sempre se manteve alto, com ou sem provas. Nos Inspiration Games da IAAF, contra alguns dos seus maiores rivais, ganhou a primeira competição do ano.

Agora, venceu nos Europeus de Pista Coberta, ao saltar 17,30 metros, marca alcançada logo no primeiro ensaio da final, não dando hipótese aos concorrentes, todos eles a mais de vinte centímetros de distância.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril