Mostra de Saberes e Sabores

Os produtos regionais de Setúbal estão em destaque em mais uma edição da Mostra de Saberes e Sabores, de 26 de março a 1 de abril, iniciativa promovida pelo município, que se adapta à nova realidade com a migração para o meio digital.


Mais de 40 produtores marcam presença nesta primeira edição da Mostra Online Saberes e Sabores de Setúbal, onde os consumidores podem encontrar artesanato, doces e compotas, queijos e vinhos, entre outros produtos made in Setúbal.

Nesta nova plataforma, acessível nesta ligação, os consumidores têm a oportunidade de estabelecer uma via de contacto e interação direta com os produtores.

Há ainda o aliciante da realização de workshops diários em vídeo, uma oportunidade única para os visitantes descobrirem as origens, as características, os processos de produção e a história de alguns dos produtos de excelência da região.

No dia 26, há um workshop de pastelaria, às 16h00, dinamizado pela pastelaria Doces Afetos. Às 18h30, a galeria Pedaços do Mar ensina a transformar resíduos retirados do oceano e do rio. Mais tarde, às 21h30, a Casa Ermelinda Freitas promove uma prova de vinhos comentada.

A 27, às 16h00, a Chocolates e Companhia dinamiza um workshop de pastelaria. Às 18h30, é a vez da Lima Fortuna promover uma prova de licores e cocktails. Às 21h30, os Manos Lince apresentam uma prova de vinhos comentada.

Já no dia 28, pelas 16h00, a Olaria Nova apresenta uma “Viagem ao Mundo da Olaria num Atelier dentro da Cidade”, seguindo-se, duas horas e meia depois, às 18h30, um workshop de degustação de ostras do Sado pela marca Ostras sobre Rodas. Às 21h30, a Adega Camolas promove uma prova de vinhos comentada.

No dia 29, o programa contempla a apresentação da famosa bolacha piedade pela D.I.G. – Produção Artesanal de Bolacha, às 16h00, e um workshop de azulejaria pela São Simão Arte Azulejos, às 21h00.

A 30, às 16h00, a empresa Conservas Belmar apresenta conservas premium. À noite, às 21h00, a Queijaria Simões ensina “Como se faz o Queijo de Azeitão”.

No dia seguinte, 31, às 16h00, a Aroma Azul conduz um workshop de sabonete ria, enquanto às 21h30 as Cegas Tradições promovem um workshop de pastelaria.

O último dia de Mostra de Saberes e Sabores, 1 de abril, reserva workshops de joalharia pela Oficina Bellu Conti, às 16h00, e de padaria pela Maria Amaro Cozinha, às 21h00.

Nesta primeira edição da Mostra Online Saberes e Sabores de Setúbal, os consumidores podem encomendar diretamente na plataforma diversos artigos de saberes, que incluem artesanato e merchandising da Câmara Municipal de Setúbal, e de sabores, com diversos produtos gastronómicos de marcas regionais, como doces e compotas, queijos, vinhos e licores, mel e pastelaria, entre outros.

Toda a informação disponível através do endereço de correio eletrónico mostra@setubalmostra.pt.

A Mostra Online de Saberes e Sabores de Setúbal, nesta edição especial em versão alargada de sete dias, tem como objetivo apoiar o comércio local, o que assume particular importância num período em que o tecido económico carece de estímulo para enfrentar os efeitos das medidas de combate à pandemia.