NBNC | Saúde no Bairro | Formação Medição Tensão Arterial

O papel das experiências de cidadania ativa na promoção da saúde é abordado no dia 25, a partir das 16h00, no sexto debate em formato digital preparatório da primeira edição do Fórum de Saúde “Setúbal a Pensar em Si”.


O último webinar deste ciclo, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com moderação do vereador da Cultura, Desporto, Direitos Sociais e Juventude, Pedro Pina, conta com cinco oradores convidados, que partilham experiências e conhecimentos sobre temáticas relacionadas com “Participação – Experiências de Cidadania Ativa enquanto promotora da Saúde Física e Mental”.

Adelaide Botelho, professora de Educação Física na Escola Secundária D. João II e membro da direção do Clube Naval Setubalense, fala sobre “O movimento associativo promotor de estilos de vida saudável”.

Já Raquel Levy, chefe da Divisão da Habitação Pública Municipal da autarquia, destaca os ganhos em saúde para os moradores abrangidos pelo programa Nosso Bairro, Nossa Cidade com o desenvolvimento do projeto Saúde no Bairro, e José Pereira, chefe da Divisão de Desporto, aborda a importância do programa “Desportivamente em (Re)forma” na promoção da saúde dos idosos.

A relação entre a saúde e o desenvolvimento social é a temática analisada por Ana Vizinho, da Rede Europeia Anti-Pobreza, que vai fazer uma apresentação sobre o NPISA – Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Setúbal, e por José Salazar, presidente da APPACDM Setúbal, que fala do caso concreto da área das deficiências mentais.

As inscrições para participação devem ser feitas pelo preenchimento de um formulário online disponível no link https://bit.ly/39FEP1f. Posteriormente, os inscritos recebem os dados de acesso à participação no webinar e, no decorrer da sessão, podem colocar questões por chat aos oradores convidados.

Todos os interessados podem ainda assistir às sessões do Fórum de Saúde em direto no canal de Youtube e na página de Facebook do município de Setúbal, sem necessidade de inscrição.

Esta é a última de seis sessões de um ciclo que começou em fevereiro, no dia 2, com o webinar “Estado de Saúde e Promoção de Estilos de Vida Saudáveis”.

Seguiu-se, um debate sobre a “Comunicação em Saúde”, a 8, análise das “Desigualdades no Acesso à Saúde”, a 18, e a abordagem do tema “Território e Planeamento Urbano: O potencial Salutogénico do Património Natural e Construído” a 25. Em março, realizou-se a sessão “Recursos da Comunidade enquanto Determinantes da Saúde”, no dia 18.

O Fórum de Saúde, que procura também celebrar, em Setúbal, o Dia Mundial da Saúde, assinalado anualmente a 7 de abril, pretende criar um espaço de reflexão e partilha de conhecimento nesta área da sociedade.

A primeira edição, a realizar no dia 8 de abril, conta com duas sessões específicas destinadas a debater o Perfil de Saúde e o Plano de Desenvolvimento de Saúde do Município de Setúbal, ambos em elaboração.

A comissão organizadora do evento é composta, além da Câmara Municipal, pelo ACES Arrábida – Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida, pela Associação da Indústria da Península de Setúbal, pela Associação Nacional de Farmácias, pelo Centro Hospitalar de Setúbal, pela Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas e pelo Hospital da Luz Setúbal.

O Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas, o Instituto Politécnico de Setúbal e as juntas de freguesia do concelho, bem como personalidades ligadas à comunidade educativa, ao movimento associativo popular, às instituições particulares de solidariedade social e à Comissão Municipal de Proteção Civil também fazem parte da comissão organizadora.