A Gráfica - Centro de Criação Artística

A primeira edição das Bolsas de Criação Artística, projeto da Câmara Municipal de promoção do desenvolvimento de trabalhos artísticos com a atribuição de apoios financeiros, recebeu mais de três centenas de candidaturas de todo o país.


A iniciativa destina-se a apoiar criadores ou coletivos que desenvolvam projetos em diferentes áreas artísticas, proporcionando-lhes um incentivo financeiro no valor de cinco mil euros e a possibilidade de usufruírem de um espaço de trabalho nas instalações de A Gráfica – Centro de Criação Artística, localizada em Setúbal.

Durante o prazo de apresentação de candidaturas, que terminou a 19 de março, foram submetidos 306 projetos das mais variadas manifestações artísticas, com uma grande vitalidade e dinâmica imagética e criativa, patente na pluralidade dos interesses, das temáticas e das combinações entre diferentes linguagens artísticas e geografias.

De entre as candidaturas submetidas, 40 por cento correspondem a projetos de artes performativas, 18 por cento são criações relacionadas com artes visuais e 42 por cento correspondem a projetos de cruzamentos disciplinares.

A maioria dos projetos apresentados é proveniente dos distritos de Lisboa, com 41,5 por cento das submissões, Setúbal, com 21 por cento, e Porto, 15 por cento.

As 306 candidaturas submetidas vão ser analisadas por um júri que pode selecionar até três projetos, sendo atribuído, a cada um, uma bolsa com o valor pecuniário de cinco mil euros.

Ao artista ou artistas responsáveis pelos projetos selecionados é concedido, igualmente, alojamento em regime de apartamento, até um máximo de cinco elementos da equipa e desde que o local de residência seja superior a 60 quilómetros de distância de Setúbal, num período até três semanas.

Todos os projetos selecionados têm, obrigatoriamente, de ser desenvolvidos entre maio e dezembro de 2021.

O resultado da primeira edição das Bolsas de Criação Artística será divulgado no site do município de Setúbal e na página de Facebook de A Gráfica – Centro de Criação Artística até ao dia 15 de abril, altura em que será também revelada a composição do júri.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Setúbal pretende apoiar criadores de artes performativas e visuais, com especial destaque para os artistas emergentes, e fomentar a partilha entre os grupos de trabalho e os agentes locais.

As Bolsas de Criação Artística têm também a finalidade de promover a abertura dos processos de trabalho ao público, potenciando a consciencialização de que a cultura deve ser acessível a todos, bem como contribuir para a renovação do tecido artístico local e nacional.

No processo de seleção dos projetos candidatados são valorizados, entre outros critérios, a formação ou experiência dos criadores na área artística a que se candidatam, o plano de trabalho e calendarização, a inclusão de ações de formação no período de residência, o desenvolvimento de parte do projeto em Setúbal, a capacidade inovadora, a possibilidade de trabalhar com outros criadores ou coletivos e exequibilidade financeira.