Setúbal Composto | recolha de resíduos orgânicos

A Câmara Municipal de Setúbal viu aprovada uma candidatura de perto de 600 mil euros com apoio fundos comunitários destinada a assegurar a segunda fase de um projeto de recolha seletiva de resíduos urbanos biodegradáveis em diferentes áreas residenciais do concelho.


“Recolha Seletiva Coletiva de Proximidade de RUB em Setúbal – 2.ª Fase” é a designação da mais recente candidatura municipal aprovada no âmbito do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, enquadrada no eixo prioritário “Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos”.

A operação representa um investimento global no valor de 591 mil e 626,15 euros, com apoio do Fundo de Coesão no valor de 428 mil e 376,06 euros,  para concretizar a segunda fase de um projeto, designado Setúbal Composto, que antecipa a obrigatoriedade de todo o território nacional assegurar, a partir de 2024, a separação e reciclagem dos biorresíduos na origem ou por recolha seletiva.

Esta candidatura, com um programa que se desdobra em duas ações distintas, vai permitir avançar com o sistema de recolha seletiva, reciclagem e valorização da fração orgânica dos designados Resíduos Urbanos Biodegradáveis (RUB), contribuindo para atingir as metas preconizadas para o país no Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU 2020+) e para os países membros da União Europeia no âmbito da Diretiva Quadro dos Resíduos.

A diminuição do espaço ocupado em aterros, o aproveitamento de recursos para a produção de adubo e energia e a redução da emissão de gases com efeito de estufa são outras vantagens significativas da candidatura.

Na primeira ação prevê-se a implementação de recolha coletiva por proximidade de resíduos urbanos biodegradáveis a munícipes residentes na Brejoeira, Pinhal de Negreiros e Praceta Fernando Lopes Graça, na União de Freguesias de Azeitão, assim como no Bairro do Liceu, Quinta das Amoreiras, Quinta do Quadrado, Urbanização Urbisado, Vanicelos e Várzea, territórios pertencentes à União de Freguesias de Setúbal.

Esta ação, designada “Recolha coletiva de RUB em áreas residenciais”, abrange um total de 6475 alojamentos, o que corresponde a 15 mil e 451 munícipes.

“Recolha Seletiva Coletiva de Proximidade de RUB em Setúbal – 2.ª Fase” conta ainda com uma outra ação, designada “Plano de Comunicação”, que se traduz no desenvolvimento de um conjunto alargado de ações de divulgação, na distribuição de materiais informativos e de sensibilização e na realização de reuniões com a população-alvo.

A candidatura aprovada contempla, entre outros, a aquisição de uma nova viatura pesada, com 16 metros cúbicos de capacidade, destinada exclusivamente à recolha de resíduos orgânicos.

Hardware e software para a viatura de recolha e tecnologia RFID – Identificação por Radiofrequência para instalação nos moloks de 3 mil litros, o que permite saber a quantidade produzida de lixo nos diferentes pontos da cidade é outro dos investimentos previstos.

A operação prevê ainda a aquisição de 42 moloks, com capacidade para armazenamento de três mil litros de lixo, e respetivo sistema controlo de acesso, bem como de 6475 contentores de 20 litros.

A outra candidatura com recurso a fundos europeus apresentada no âmbito deste projeto, iniciada em janeiro, inclui a recolha de seletiva destes resíduos porta a porta em 9600 fogos em áreas específicas do concelho, de acordo com mapa disponibilizado no portal Setúbal em Bom Ambiente, disponível na ligação https://www.setubalambiente.pt/setubal-composto-tem-valor/.

A recolha começou a ser feita na freguesia de Azeitão, concretamente nas zonas de Pinhal de Negreiros, Casal de Bolinhos, Brejos de Azeitão, Quinta da Várzea, Vila Nogueira de Azeitão, Quinta dos Foios, Aldeia de Irmãos, Oleiros e Urbanização Vinha da Sardinha.

Atualmente está a realizar-se em Vale de Choupo, Choilo – Casas de Azeitão e Galeotas, Brejos Clérigo, Brejoeira e Brejos de Azeitão.