Rua Sílvia Maldonado | inauguração

Sílvia Maldonado, professora, ativista política e antiga presidente da extinta Junta de Freguesia de São Julião, foi homenageada no dia 12, a título póstumo, pela Câmara Municipal, com a atribuição do seu nome a uma rua.


A presidente do município, Maria das Dores Meira, destacou Sílvia Maldonado, nascida em Setúbal a 26 de novembro de 1939 e falecida em 2019, como uma “mulher que desde sempre se afirmou empenhada” na cidade, a qual tem agora uma rua com o seu nome, localizada junto da Piscina das Palmeiras e do Clube de Ténis de Setúbal.

“Depois do 25 de Abril, vencida a besta fascista que combateu ativamente, fez de Setúbal, a par da militância no partido em que praticamente nasceu, as duas grandes bandeiras da sua vida.”

Uma das primeiras três mulheres autarcas no país ao tornar-se presidente da antiga Junta de Freguesia de São Julião, em Setúbal, Sílvia Coelho Pereira Amália Maldonado era filha de Salvador Amália e Clementina Amália, ativos antifascistas e membros do Partido Comunista Português.

“É também a eles que se dirige esta homenagem”, destacou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

Além de integrar a Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos, Sílvia Maldonado foi uma das organizadoras dos protestos contra a guerra colonial que decorreram em Setúbal em maio de 1962.

Entre maio 1969 e 1973, participou no movimento e na campanha da Oposição Democrática, através da Comissão Democrática Eleitoral.

Sílvia Maldonado foi membro ativo, entre outros, do Clube de Campismo de Setúbal, da União dos Resistentes Antifascistas Portugueses, do Conselho Português para a Paz e Cooperação e da Associação Portuguesa de Deficientes.

A nível associativo, participou no Cine Clube de Setúbal, na Salpa – Associação para a Salvaguarda do Património e na fundação da APPACDM de Setúbal.

“É esta mulher, professora, autarca, antifascista e ativista pela liberdade, que muito justamente homenageamos. Mulheres como Sílvia Maldonado, que dedicaram a vida à causa da liberdade, da luta contra o fascismo, são absolutamente merecedoras de reconhecimento público”, destacou Maria das Dores Meira.

O evento, em que participaram ainda individualidades como os presidentes da Assembleia Municipal, André Martins, e da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, encerrou com Isabel Maldonado, filha da homenageada, a agradecer, em nome da família.

Na cerimónia de descerramento da placa toponímica estiveram igualmente presentes, além de diversos familiares e amigos de Sílvia Maldonado, vereadores e deputados municipais.