Comemorações do Dia Mundial da Dança

Setúbal apresenta um extenso programa comemorativo do Dia Mundial da Dança, a decorrer entre 29 de abril e 16 de maio, com espetáculos e atividades orientados para todos os públicos.


O programa é desenvolvido no âmbito do Plano de Promoção e Desenvolvimento da Dança para Setúbal, criado sob a égide de município saudável com o objetivo de chegar a todos os públicos, independentemente da idade e condição física ou económico-social.

As comemorações do Dia Mundial da Dança incluem várias atividades orientadas para a comunidade educativa, desenvolvidas em cooperação com o movimento associativo local e a Câmara Municipal de Setúbal.

O programa tem início a 29 de abril, data em que se cumpre o Dia Mundial da Dança, com a primeira de duas apresentações, no Fórum Municipal Luísa Todi, do espetáculo comemorativo “Substância Nigra”.

O bailado, que se repete no dia 30, com início às 20h30, é interpretado pela Pequena Companhia/Little Company, da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, com coreografia de Iolanda Rodrigues e música de Jorge Salgueiro.

Os bilhetes têm o valor de 7 euros para a plateia e de 6 euros para o balcão.

Já em maio, no dia 7, às 20h30, realiza-se um espetáculo de dança oriental, por Catarina Branco Oriental Studio, na Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense.

A entrada é gratuita, carecendo de inscrição obrigatória através desta ligação.

No dia 15, às 11h00, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, decorre um encontro, de entrada livre, organizado pela Associação Oridanza – Cultura em Movimento, dedicado ao tema “Dança para todos: benefícios da dança e impacte dos programas de intervenção social pela dança”.

Aulas de dança coreografadas, para apresentação em palco e destinadas a crianças e jovens dos 8 aos 16 anos de idade, decorrem nos dias 15 e 16, às 10h00, 11h40, 14h00 e 16h00.

A atividade, de participação gratuita e intitulada Restart Dance, desenvolvida pela associação Inspira#Atitude, culmina com a apresentação em palco das coreografias ensaiadas, no dia 16, às 17h00, no Auditório Bocage, instalações da Junta de Freguesia de São Sebastião, localizadas nos Quatro Caminhos.

Para assistir ao espetáculos é necessário proceder a inscrição através desta ligação.

A seleção dos participantes é feita através de casting, com os interessados a enviar vídeo de dança, com o máximo de três minutos, para o endereço academia.cria@gmail.com.

Ao longo de maio decorrem, igualmente, várias aulas abertas, limitadas à lotação dos espaços onde se realizam.

Todas as quartas-feiras, a partir das 18h00, decorrem as Aulas Dança 55+, da Oridanza – Cultura em Movimento, em versão online, com streaming em direto. A participação é gratuita e carece de inscrição através do endereço salsaemsetubal@gmail.com.

Nos dias 3 e 5 de maio, sempre a partir das 17h30, a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal acolhe nas instalações daquela escola sadina aulas abertas de iniciação ao movimento. As sessões destinam-se a crianças dos 3 aos 5 anos.

A mesma academia de dança sadina promove mais aulas abertas, nos dias 4 e 6, com início às 17h30, mas, nestas datas, para crianças dos 6 aos 10 anos.

Seguem-se mais aulas abertas, no dia 11, às 19h00, de dança clássica, e, no dia 14, às 19h30, de dança contemporânea.

Todas as aulas abertas da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal são participação gratuita e com inscrição necessária através do endereço adc.setubal@mail.telepac.pt ou do telefone 265 236 463.

O Complexo Desportivo du Bocage realiza uma aula de hip hop no dia 8, às 10h30, no LATI – Centro Comunitário du Bocage, para crianças com mais de 8 anos e de participação livre.

Leónia Oliveira conduz uma oficina de danças do mundo no dia 9, às 10h30, nas instalações do Inatel. As participações são gratuitas, mas necessitam de inscrição online através deste deste endereço.

A 15 de maio, com início às 10h30, no LATI – Centro Comunitário du Bocage, decorre uma aula gratuita de barra de chão, pelo Complexo Desportivo du Bocage, para maiores de 12 anos.