Semana da Ostra

A ostra é rainha nas ementas de perto de trinta restaurantes de Setúbal, de 7 e 16 de maio, evento gastronómico integrado na estratégia turística municipal, que, nesta edição, conta com uma promoção prévia em Cascais.


Durante dez dias, os vinte e oito restaurantes do concelho que participam na Semana da Ostra dão destaque a receitas, umas tradicionais, outras inovadoras, produzidas com este molusco do Sado.

O certame, organizado pela autarquia, com os apoios de Docapesca, Turismo de Portugal, Quinta de Alcube e Neptun Pearl, inclui, algumas novidades relativamente a edições anteriores, a começar por um evento prévio de promoção fora do concelho, a ter lugar nos dias 30 de abril, 1 e 2 de maio, no Mercado da Vila, em Cascais.

A iniciativa Promoção das Ostras e Vinhos de Setúbal em Cascais conta com as participações da food truck Ostras Sobre Rodas, da Neptun Pearl e da Quinta de Alcube, que, durante os três dias, dá a provar estes produtos setubalenses aos visitantes do mercado.

No dia 30 de abril, realiza-se um showcooking de ostras conduzido pelo chef Mauro Loureiro, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, e uma Conversa Sobre Ostras e Vinhos, com Célia Rodrigues, da Neptun Pearl, e Carolina Santos, da Quinta de Alcube.

Em Setúbal, outra novidade da Semana da Ostra é a realização de um passeio pedestre com prova de ostras, no dia 9 de maio, às 09h30.

A atividade “Ostras e Aves do Estuário do Sado”, organizada pela Câmara Municipal em parceria com a Biotrails, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Neptun Pearl, tem inscrições a decorrer, com o custo de 22 euros por pessoa, pelo preenchimento de um formulário online .

No último dia, 16 de maio, às 18h00, na Casa da Baía, há uma degustação comentada de ostras e vinhos, conduzida pela chef Mariana Fernandes, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, e por Carolina Santos, da Quinta de Alcube.

A atividade é de participação gratuita, mediante inscrição, até 13 de maio, a qual deve ser feita pelo endereço eletrónico gape@mun-setubal.pt.

A Semana da Ostra integra um calendário de eventos gastronómicos dinamizado pela autarquia no âmbito da marca Setúbal Terra de Peixe, com o objetivo de divulgar sabores e tradições da cozinha setubalense e, em simultâneo, estimular a restauração local e promover o concelho enquanto destino turístico de excelência.

A lista dos espaços de restauração aderentes inclui 490 Taberna STB, A Casa do Peixe, A Vela Branca, Adega dos Garrafões, Antóniu’s, Calha Bem, Carvão Ryori, Copa d’Ouro, Flórida, Martroia, O Batareo, O Tavira e Oficina do Peixe.

Ostradomus, Ostras sobre Rodas, Peixe no Largo, Pérola da Mourisca, Restaurante Petisqueira o Manuel, Pinga Amor, Sab’Amar, Sem Horas, Solar do Marquês, Taberna de Azeitão, Taberna do Largo, Tasca da Avenida, Tasca da Fatinha, Tasca do Xico da Cana e Tasca Kefish completam a lista de restaurantes participantes.