A7M ComVida | Mãos que Cantam

O evento A7M ComVida, organizado em virtude da impossibilidade de apresentar o Festival de Música de Setúbal no atual contexto, proporciona um conjunto de espetáculos entre os dias 20 e 23 de maio.


A iniciativa, inspirada no modelo do Festival de Música e com a mesma organização, que envolve associação A7M, Câmara Municipal de Setúbal e The Helen Hamlyn Trust, decorre no Fórum Municipal Luísa Todi e na Igreja do Concento de Jesus.

“Escuta a minha Oração” é o título da primeira atuação, agendada para o dia 20, à 20h30, na Igreja de Jesus.

O espetáculo é protagonizado pelos coros Voces Celestes, conduzido pelo maestro Sérgio Fontão, Mãos de Cantam, dirigido por Sérgio Peixoto, e Coral Infantil de Setúbal, pela batuta do maestro Nuno Batalha. Gonçalo Simões acompanha ao piano.

Durante o concerto, com bilhetes a seis euros e entrada gratuita para menores de 12 anos, são interpretados temas de música coral, antiga e moderna, dos compositores Filipe Magalhães, Henry Purcell, Benjamin Britten, Leonard Bernstein, John Cage e James MacMillan.

A Orquestra de Câmara Portuguesa, conduzida pelo maestro Pedro Carneiro, atua no dia 21, às 20h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, num concerto em que interpreta a obra “Aroura”, do compositor Iannis Xenakis, e a Sexta Sinfonia de Beethoven.

Os bilhetes têm o valor de 12 euros para a plateia e de 10 para o balcão.

Escolas de música, nomeadamente o Ensemble de Guitarras, do Conservatório Regional de Setúbal, o Atelier de Ópera, da Academia de Música de Almada, o Ensemble de Saxofones, da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, e a Orquestra Ligeira, do Conservatório Regional de Palmela, atuam no dia 22, às 11h00, também no Fórum Luísa Todi.

A entradas para o espetáculo, um momento de encontro e de partilha do trabalho realizado pelas escolas de música da região, têm o valor de seis euros, sendo gratuitas para menores de 12 anos.

Uma produção musical e cinematográfica dá início ao espetáculo do dia 23, às 11h00, no Fórum Luísa Todi.

“Escutar a diferença” é o título da performance, que inclui a apresentação de um filme. A música, da compositora Merit Ariane, está a cargo do coro da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal, do coro e grupo de música contemporânea do Conservatório Regional de Setúbal e de alunos de saxofone e trompete do Conservatório Regional de Palmela.

Esta primeira parte do espetáculo reflete os resultados de um projeto de inclusão social na sua forma mais natural, em que a música é a linguagem universal que une os alunos oriundos de diferentes contextos, independentemente das suas condições físicas ou intelectuais.

A segunda parte é preenchida com um concerto do Ensemble Juvenil de Setúbal, conduzido pelo maestro Miguel Ângelo, e que atua ao lado da cantora Sofia Vitória.

A atuação celebra os 250 anos do nascimento de Beethoven, com a apresentação da obra “Querido Sr. Beethoven”, da compositora Sara Ross.

Os bilhetes têm o valor de seis euros e são gratuitos para menores de 12 anos.

Todos os bilhetes e convites para o A7M ComVida devem ser adquiridos ou levantados na bilheteira do Fórum Luísa Todi ou na plataforma digital www.bol.pt. Os espetáculos são todos para maiores de 6 anos.