Semana da Ostra 2021 | Mercado da Vila de Cascais

A ostra do estuário do Sado e os vinhos da região estiveram em destaque em Cascais, entre 30 de abril e 2 de maio, numa ação promocional da Semana da Ostra, que decorre em Setúbal entre os dias 7 e 16.


Tártaro de ostra portuguesa, tacos, sopa e caldo de pimentos e spirulina de ostra do Sado foram os quatro pratos confecionados pelo chef Mauro Loureiro durante a iniciativa de promoção da Semana da Ostra no Mercado da Vila de Cascais, que incluiu outras participações de Setúbal entre os dias 30 de abril e 2 de maio.

As explicações que o chef da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal foi dando enquanto cozinhava os pratos serviram para entender técnicas criativas de confeção da ostra, empratamento, além de formas fáceis e seguras de abrir o molusco bivalve.

A aula de cozinha ao vivo apresentada por Mauro Loureiro, com ostras cedidas pela empresa Neptun Pearl, do Faralhão, no concelho Setúbal, na cozinha do Cascais Food Lab, localizado no interior do Mercado da Vila, pode ser vista nos canais online do município de Setúbal.

O certame em Cascais contou, igualmente, com a participação da food truck Ostras Sobre Rodas, que, durante os três dias, deu a provar ostras do Sado e vinhos da Quinta de Alcube aos visitantes do mercado.

No dia 30 de abril, primeiro dia da promoção da Semana da Ostra em Cascais, além da aula de cozinha ao vivo dinamizada por Mauro Loureiro, houve uma conversa informal na qual Célia Rodrigues, da Neptun Pearl, e Carolina Santos, da Quinta de Alcube, abordaram temáticas ligadas às ostras e aos vinhos de Setúbal.

A Semana da Ostra, a decorrer entre os dias 7 e 16 de maio, inclui, este ano, outras novidades relativamente a edições anteriores, caso de um passeio pedestre com prova de ostras, a 9 de maio, às 09h30.

A atividade, intitulada “Ostras e Aves do Estuário do Sado” e organizada pela Câmara Municipal em parceria com a Biotrails, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Neptun Pearl, tem inscrições a decorrer, com o custo de 22 euros por pessoa, pelo preenchimento de um formulário online.

No último dia, 16 de maio, às 18h00, na Casa da Baía, há uma degustação comentada de ostras e vinhos, conduzida pela chef Mariana Fernandes, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, e por Carolina Santos, da Quinta de Alcube.

A atividade é de participação gratuita, mediante inscrição, até 13 de maio, a qual deve ser feita pelo endereço eletrónico gape@mun-setubal.pt.

A Semana da Ostra integra um calendário de eventos gastronómicos dinamizado pela autarquia no âmbito da marca Setúbal Terra de Peixe, com o objetivo de divulgar sabores e tradições da cozinha setubalense e, em simultâneo, estimular a restauração local e promover o concelho enquanto destino turístico de excelência.

Perto de trinta restaurantes de todo o concelho aderiram à iniciativa organizada pela autarquia, com os apoios de Docapesca, Turismo de Portugal, Quinta de Alcube e Neptun Pearl, e vão confecionar diversas receitas de ostras, que prometem conquistar todos os apreciadores do molusco do estuário do Sado.

A lista dos espaços de restauração aderentes inclui 490 Taberna STB, A Casa do Peixe, A Vela Branca, Adega dos Garrafões, Antóniu’s, Calha Bem, Carvão Ryori, Copa d’Ouro, Flórida, Martroia, O Batareo, O Tavira e Oficina do Peixe.

Ostradomus, Ostras sobre Rodas, Peixe no Largo, Pérola da Mourisca, Restaurante Petisqueira o Manuel, Pinga Amor, Sab’Amar, Sem Horas, Solar do Marquês, Taberna de Azeitão, Taberna do Largo, Tasca da Avenida, Tasca da Fatinha, Tasca do Xico da Cana e Tasca Kefish são os restantes participantes.