Setúbal - Território Intercultural

Maio Diálogo Intercultural, programa da Câmara Municipal de Setúbal que assinala a diversidade cultural existente no concelho, decorre, este ano, em formato especial online.


A iniciativa, que a autarquia sadina desenvolve desde 2008, tem como principal objetivo celebrar a riqueza cultural, visando a criação de espaços de diálogo e de partilha de conhecimento entre pessoas e comunidades.

O programa promove, em parceria com associações de imigrantes e outras coletividades locais, um conjunto de atividades, este ano em formato exclusivamente online, que fomentam os valores, as atitudes e os comportamentos que apelam ao diálogo, à tolerância, à dignidade e ao igual respeito pelas identidades culturais que compõem o património comum concelhio.

“Afinal o que se passa aqui?!!!” é o tema de uma conversa informal sobre racismo e discriminação a realizar a 25 de maio, Dia de África, entre as 18h30 e as 20h00, no canal do município no YouTube.

A sessão conta com os contributos do vereador dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, da jornalista, socióloga e presidente da Plataforma para o Desenvolvimento da Mulher Africana, Luzia Moniz, do autor da campanha contra o discurso de ódio “Dar a volta ao texto”, da EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza, Miguel Januário, e da colaboradora da Divisão de Direitos Sociais da autarquia Lenice Gomes.

A conversa, com transmissão via streaming, tem as parcerias do Núcleo Distrital de Setúbal da EAPN e da SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social.

Também no canal MunicípioSetúbal, no YouTube, são divulgados os vídeos “Lenda de Tambores Africanos, dia 29, 18h30, pela 4 Ás – Associação de Angolanos e Amigos de Angola, e “Patinho Feio”, a 1 de junho, 19h30, pelo Instituto das Comunidades Educativas.

Ambas as histórias são contadas por imigrantes residentes no concelho de Setúbal.

Igualmente no canal sadino daquela plataforma de vídeos online é apresentado, a 24 de maio, um vídeo promocional com o tema “Setúbal Território Intercultural”, no qual é divulgado o trabalho desenvolvido no concelho em matéria de interculturalidade, nomeadamente por via do Plano Municipal para a Integração de Migrantes.

Um outro vídeo é lançado a 31 de maio, com o título “Falas das nossas gentes!”, em que é explorada a diversidade e as perspetivas de diferentes pessoas em relação ao amor, ao ódio, à solidão e ao sentido de pertença a uma comunidade.

A realização do vídeo, produzido pela Câmara Municipal de Setúbal, contou com as parcerias da 4 Ás, do Centro Cultural Africano, da Edinstvo – Associação de Imigrantes dos Países de Leste, da Associação de Imigrantes Romenos – Mica Romani e da SEIES.

Maio Diálogo Intercultural inclui, igualmente, uma ação de formação online sobre Direitos Humanos, com o objetivo de contribuir para um maior conhecimento e domínio dos direitos legais.

Destinada, principalmente, a profissionais da área social, saúde, educação e forças de segurança, a formação realiza-se entre as 10h00 e as 13h00 nos dias 26 e 31 de maio e 1 de junho e, das 14h00 às 17h00, a 2 de junho.

A ação é dinamizada por Vasco Malta e tem a parceria do Núcleo Distrital de Setúbal da EAPN.