Praia da Figueirinha | Hastear da Bandeira Azul 2020

Caminhadas, formação, palestras, ações de monitorização do lixo marinho e exposições integram o programa Bandeira Azul 2021, com o tema “Recuperação de Ecossistemas”, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal com diversas parcerias.


A campanha Bandeira Azul da Europa 2021, promovida pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa para a Educação Ambiental e que distingue a Praia da Figueirinha pelo décimo terceiro ano consecutivo com o galardão que atesta a qualidade ambiental e segurança das zonas balneares, inclui um conjunto de iniciativas de consciencialização para a necessidade de proteção do ambiente marinho e costeiro.

O programa, com algumas iniciativas já realizadas, reserva para dia 22 de maio, às 18h00, uma ação de formação online, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade, conduzida por Inês Cardoso e Ruben Oliveira da LPN – Liga para a Proteção da Natureza.

O webinar, designado de “Biodiversidade é da nossa responsabilidade”, com transmissão em direto no canal de Youtube da LPN, acessível em youtube.com/LPNatureza, visa sensibilizar o público para o papel de cada um na conservação da biodiversidade, com especial enfoque no Estuário do Sado.

No dia 19 de junho, a partir das 09h30, decorre a ação “O lixo marinho é sempre o mesmo?”, na Praia de Albarquel, dinamizada pela APLM – Associação Portuguesa do Lixo Marinho.

O objetivo da ação, com uma primeira sessão realizada no dia 24 de abril e uma terceira agendada para 18 de setembro, é monitorizar o lixo marinho, sensibilizando para a sua origem e variação entre praias e ao longo do ano ou mesmo entre anos.

Em julho, o programa Bandeira Azul 2021 inclui, no dia 25, o passeio pedestre para famílias “Em busca das aves do montado”, ação conduzida pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves para identificação de aves no Espaço Interpretativo da Herdade da Mourisca.

“O Mar não é de plástico!” é a iniciativa a realizar no dia 28, entre as 10h00 e as 13h00, na Praia da Figueirinha, com o objetivo de sensibilizar para a biodiversidade marinha e os efeitos do lixo marinho, dinamizada pela Ocean Alive.

O programa contempla, igualmente, duas exposições permanentes na Praia da Figueirinha, patentes entre os dias 10 de junho e 15 de setembro, com organização da Ocean Alive.

A mostra “Biodiversidade e pradarias marinhas” dá a conhecer os serviços de ecossistema que este habitat fornece e as espécies animais que dele dependem e “Para que serve um Parque Marinho?”  partilha os principais efeitos na biodiversidade resultantes da criação do Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha, no Parque Natural da Arrábida.

A campanha Bandeira Azul 2021 em Setúbal incluiu outros eventos, designadamente a formação online “Comunicar e valorizar os habitats marinhos da Baía de Setúbal”, nos dias 26 de janeiro, 2 e 9 de fevereiro, e o webinar “Identificação de aves aquáticas do estuário do Sado”, a 7 de fevereiro, conduzido pela SPEA.

No dia 8 de maio realizou-se o evento “Sunset no estuário do Sado”, na Herdade da Mourisca, também dinamizado pela SPEA, que incluiu uma caminhada para observação de aves e interpretação do sapal e a degustação de produtos regionais.

A Campanha da Bandeira Azul da Europa, promovida pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa para a Educação Ambiental, com o apoio da Comissão Europeia, começou em 1987 e está integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente.

A iniciativa pretende consciencializar a sociedade para a necessidade de proteção do ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações conducentes à resolução dos problemas existentes.

Com o tema escolhido para este ano, a ABAE pretende alertar para as consequências da degradação dos ecossistemas que tem um impacto direto no bem-estar de cerca 3,3 mil milhões de pessoas, de acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas, que declarou 2021-2030 como a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas.