A7M ComVida | Ensemble Juvenil de Setúbal

Um conjunto de quatro concertos intimistas, em substituição do Festival de Música de Setúbal, com a participação de escolas de música e projetos da região, de coros convidados e artistas de renome, realizou-se entre os dias 20 e os 23.


O evento A7M ComVida, organizado em virtude da impossibilidade de apresentar o Festival de Música de Setúbal no atual contexto, encerrou na manhã de dia 23, no Fórum Municipal de Luísa Todi, com um concerto do Ensemble Juvenil de Setúbal, conduzido pelo maestro Miguel Ângelo, com a participação da cantora Sofia Vitória.

A atuação incluiu um reportório dedicado aos 250 anos do nascimento de Beethoven, com a apresentação da peça “Querido Sr. Beethoven”, da compositora Sara Ross, tendo apenas sido uma das que ao longo do evento preencheram a cidade com ritmos e sonoridades variadas e intimistas.

À semelhança do Festival de Música, este foi um evento que utilizou a música como ferramenta social e conjugou artistas famosos, caso da cantora Sofia Vitória, num programa que incluiu concertos de crianças, alunos de música e cidadãos com necessidades especiais, caso dos participantes da APPACDM de Setúbal, na produção do filme Escutar a Diferença.

Por Setúbal passou também o projeto inclusivo Mãos que Cantam, coro dirigido por Sérgio Peixoto e composto por pessoas surdas que utilizam a Língua Gestual Portuguesa e a música como forma de expressão artística.

A diretora executiva da associação A7M, Marta Bravo, uma das entidades responsáveis pelo certame, destacou que, apesar de não ter sido possível concretizar o habitual Festival de Música de Setúbal nos moldes e nas caraterísticas originais, o espírito do evento permaneceu vivo.

“Ao longo do último ano, reaprendemos a escutar, reinventámos formas de comunicar e de criar música, mantivemo-nos unidos e ativos na interpretação dos sentimentos que movem esta associação, mantendo a entrega e o compromisso em proporcionar à comunidade momentos tão belos e tocantes como os que testemunhámos nestes quatro dias.”

A dirigente destacou que a associação A7M continuou a “trabalhar com as crianças e jovens, proporcionando-lhes, através de momentos de partilha, referências de uma sociedade em que deixa de fazer sentido falar de inclusão ou de diferença, mas sim de igualdade e de natureza humana” e assinalou o bom feedback obtido por parte dos parceiros do evento.

Em quatro dias, o A7M ComVida contou com a participação de perto de 180 pessoas e com a presença de cerca de sete dezenas de espetadores.

De escolas de música da região participaram o Coral Infantil de Setúbal, conduzido pelo maestro Nuno Batalha, o Ensemble de Guitarras do Conservatório Regional de Setúbal, o Ensemble de Saxofones da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi e a Orquestra Ligeira, do Conservatório Regional de Palmela.

Além da participação de escolas e alunos da região, o programa de estreia do evento contou com a participação de outros grupos como a Orquestra de Câmara Portuguesa, conduzida pelo maestro Pedro Carneiro, o coro Voces Caelestes, dirigido por Sérgio Fontão, o pianista Gonçalo Simões e o Atelier de Ópera da Academia de Música de Almada.

O A7M ComVida foi organizado pela associação A7M em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e o The Helen Hamlyn Trust, com apoio VW/Caetano Drive.