Mês dos Riscos e das Alterações Climáticas | mural na EB 2,3 Luísa Todi | Smile

O Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage acolhe, desde o dia 24 de maio, o projeto municipal “Mês dos Riscos e das Alterações Climáticas”, que contempla um conjunto de atividades de sensibilização para a prevenção dos riscos junto da comunidade escolar do concelho.


A pintura de um mural pelo artista Smile e a exposição “Riscos: Aprender e Evitar” são iniciativas a decorrer na sede do agrupamento, a Escola Básica Barbosa du Bocage.

Nos restantes estabelecimentos de ensino, são distribuídos kits de emergência aos alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade, numa iniciativa que conta com o apoio virtual da nova mascote do SMPCB – Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, o Salvador, uma raposa vermelha da Serra da Arrábida.

O Salvador chega às escolas em formato vídeo, num pequeno filme com a duração de cerca de nove minutos, produzido numa parceria entre a Câmara Municipal e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que pode ser visualizado nesta ligação.

A mascote apresenta o trabalho desenvolvido pelo SMPCB, designadamente no âmbito da prevenção dos riscos das alterações climáticas, partilha informações sobre o que deve ser feito em caso de avisos meteorológicos e explica como é composto o Kit de Emergência.

Além disso, o município de Setúbal desafia os professores e alunos dos 2.º e 3.º anos a desenvolverem trabalhos com base nos conteúdos temáticos presentes no portal Setúbal em Bom Ambiente.

Os participantes podem optar entre visionarem o filme “Setúbal adapta-se às Alterações Climáticas”  – ou uma aula do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território sobre os efeitos das alterações climáticas à escala local – .http://tinyurl.com/xay9mbe

Antes de chegar ao Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage, o Mês dos Riscos e das Alterações Climáticas passou pelo Agrupamento de Escolas Luísa Todi, entre 5 e 21 de maio, onde foram distribuídos 569 kits de emergência.

A escola sede do agrupamento, a EB 2,3 Luísa Todi, acolheu a exposição “Riscos: Aprender e Evitar” e a pintura de um mural, com dois metros de comprimento por seis de altura, pelo artista Smile, que mostra os efeitos da poluição no mar e na biodiversidade.

A pintura retrata um caranguejo ermita envolto em plástico e com um código de barras, de forma a alertar para o uso abusivo de plástico nas embalagens dos produtos consumidos diariamente.

A cor preta do fundo representa o lado negro desta situação e o bocado de papel azul com a inscrição “oceano pacífico 1.6” é o local onde se encontra a maior ilha de lixo, situada entre o Havai e a Califórnia, com cerca de 1,6 milhões de quilómetros quadrados, quase 17 vezes o tamanho de Portugal.

O projeto municipal “Mês dos Riscos e das Alterações Climáticas” teve início em janeiro do ano passado, mas o encerramento das escolas, em março, obrigou à interrupção das iniciativas previstas para todos os agrupamentos de escolas do concelho.

Depois das necessárias adaptações, nomeadamente a substituição das ações presenciais inicialmente previstas, o projeto regressou em março deste ano para partilhar um conjunto de informação relativamente ao conhecimento científico sobre os efeitos das alterações climáticas à escala local.

O “Mês dos Riscos e das Alterações Climáticas” é implementado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, no âmbito do projeto “Comunicação e Sensibilização em Cenários de Risco Associados às Alterações Climáticas”, com financiamento comunitário do PO SEUR, através do Portugal 2020.

A iniciativa conta com o envolvimento do Centro Hospitalar de Setúbal, do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge – Polo de Águas de Moura e da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.

Este programa do município, que converge com a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas para gerar participação, divulgação e sensibilização junto da população do concelho sobre a problemática, inclui os contributos da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal e da Polícia Marítima.