Arrábida Walking Festival | receção a participantes | Forte de São Filipe

Riquezas singulares do território Arrábida, do património natural aos vestígios arqueológicos, são desvendadas a caminhar num novo evento que alia o turismo, o lazer e a prática desportiva, a decorrer até dia 30, nos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.


O Forte de São Filipe foi, ao final da tarde de dia 28 de maio, em Setúbal, o ponto de partida para a experiência caminhante do Arrábida Walking Festival, o qual proporciona uma oportunidade de conhecer locais que muitas vezes passam despercebidos e possibilita uma interação com os vários ecossistemas desta área protegida.

Os primeiros passos desta aventura, com passeios focados no tema central “A Grande Rota Arqueológica”, leva cerca de dezena e meia de participantes numa caminhada em direção a Palmela, com pouco mais de dez quilómetros, que une o passado e o presente entre a Fortaleza de São Filipe e o Castelo de Palmela.

Na chegada à imponente e antiga fortificação militar, o grupo de entusiastas dos percursos pedestres, vindo de Palmela, local no qual decorreu uma abertura simbólica do festival, é recebido pela vereadora da Câmara Municipal de Setúbal Carla Guerreiro, que elogiou a iniciativa.

“Desfrutem deste importante evento para conhecer e enriquecer o vosso conhecimento sobre o património singular, natural e humano, existente no território Arrábida. Um festival que partilha história e cultura e que proporciona momentos de lazer, de turismo e também de prática de atividade física”, afirmou a autarca.

Carla Guerreiro, em conversa com os participantes perante o cenário idílico que junta uma das mais belas baías do mundo e uma malha urbana contemporânea, destacou também a pertinência do festival de caminhadas na “descoberta do património natural e da grande rota arqueológica da Arrábida”.

A vereadora aproveitou ainda a oportunidade de divulgar junto destes entusiastas das caminhadas, um grupo heterogéneo, com participantes locais e visitantes do concelho, uma nova publicação da autarquia, o Guia da Rede de Percursos Pedestres, com mais de 40 quilómetros de trilhos pelo Parque Natural da Arrábida.

A caminhada “Entre Castelos” também partilha conhecimento, com os caminhantes a descobrirem, ao longo de cerca de quatro horas, a história do património humano que inclui passagens pela estrada romana do Grelhal, de Olisipo a Caetobriga, e que revela os conventos de São Paulo e dos Capuchos.

O programa inaugural do Arrábida Walking Festival dinamiza, além do passeio “Entre Castelos”, entre Setúbal e Palmela, o qual também é feito no sentido inverso, as atividades que levam os caminhantes pelo “Percurso de São Luís a Palmela” e pela “Serra do Louro by night”.

Já o segundo e o terceiro dias do evento reservam passeios pelas serras de São Francisco, dos Pinheirinhos, do Louro e da Azoia, com passagens, por exemplo, pela Praia da Baleeira, outrora palco da pesca à baleia e abrigo de embarcações romanas, e pelo Santuário do Cabo Espichel.

Além da promoção das vertentes turísticas e de lazer existentes no território, a primeira edição do Arrábida Walking Festival, que inclui mais de uma dezena de passeios pedestres, de diferentes dificuldades, todos com inscrições esgotadas, estimula estilos de vida saudáveis.

A par dos passeios pedestres, o evento apresenta atividades complementares, nomeadamente para crianças e jovens, bem como visitas guiadas aos centros históricos das cidades organizadoras, degustações gastronómicas e provas de vinhos, alguns ainda com vagas disponíveis.

O Arrábida Walking Festival, uma organização conjunta entre os municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra e a Biotrails, dispõe ainda de visitas acompanhadas por guia, entre outros, ao Palácio e Quinta da Bacalhôa e aos conventos de S. Paulo e dos Capuchos de Alferrara, em Setúbal, e aos Moinhos do Vento de Palmela.

Mais informações sobre o evento, com o patrocínio da Setubal Bay – Associação da Baía de Setúbal e os apoios da Quinta do Piloto, Rota de Vinhos da Península de Setúbal, Caetano Drive Volkswagen, Associação de Municípios da Região de Setúbal, Revista Passear.com e New in Setúbal, nesta ligação.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril