V Gala do Desporto de Setúbal | vencedores

A elite desportiva setubalense foi distinguida a 28 de maio na V Gala do Desporto de Setúbal, com o antigo futebolista e treinador Carlos Cardoso, homenageado com o Prémio Carreira, a receber a ovação da noite.


Carlos Cardoso, setubalense de 76 anos, antigo defesa central que, enquanto jogador, representou exclusivamente o Vitória Futebol Clube, agradeceu a homenagem feita pela Câmara Municipal de Setúbal na gala de reconhecimento de mérito desportivo, realizada no Fórum Municipal Luísa Todi, com transmissão em direto pela internet.

 “Tive uma carreira que foi sempre auxiliada pelos meus companheiros e também pelos adeptos”, afirmou o antigo futebolista, que alcançou duas internacionalizações A pela seleção nacional, acompanhado em palco por outras duas antigas glórias sadinas, Fernando Tomé e Herculano.

Os dois, amigos e companheiros de longa data de Carlos Cardoso, partilharam um testemunho, em vídeo exibido na cerimónia, da vida e carreira do antigo jogador e treinador, o “bombeiro”, assim é conhecido entre a família vitoriana por tantas vezes ter assumido o comando técnico do Vitória Futebol Clube em tempos difíceis.

“O Vitória teve sempre grandes equipas”, afirmou, ao recordar as épocas de sucesso e as conquistas, incluindo uma Taça de Portugal, para depois, em tom de brincadeira, se afirmar como um desportista “que viveu sempre intensamente” o jogo. “Tive duas operações à vista, um rádio partido e uma prótese da anca.”

A quinta edição da Gala do Desporto, organizada pela Câmara Municipal, este ano num formato diferente do habitual, atribuiu mais de seis dezenas de distinções a treinadores e atletas, a nível individual e coletivo, incluindo homenagens especiais a um conjunto de personalidades e entidades com projetos diferenciadores.

Um dos destaques foi a distinção da basquetebolista internacional por Portugal Márcia Costa, eleita recentemente “Jogadora da Década” da Liga Feminina, entre as épocas desportivas 2010/11 e 2019/20, pela Federação Portuguesa de Basquetebol, em votação quase unânime.

A extremo, que na presente época desportiva alinhou pelo GDESSA – Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André, além da homenagem individual, lidera o grupo de cinco basquetebolistas que integram a “Equipa da Década” para a Federação Portuguesa de Basquetebol.

Na cerimónia, foram igualmente premiados os campeões nacionais e internacionais individuais e coletivos em várias modalidades da última época e homenageados, com prémios especiais, os atletas que conquistaram apuramentos para os Jogos Olímpicos e também aqueles que subiram ao pódio em competições internacionais.

“O município promove esta Gala do Desporto de Setúbal num momento que se pretende de enaltecimento, consagração e reconhecimento a todos quantos, ao longo da última época, se destacaram na atividade desportiva, elevando o nome da cidade”, exaltou, na gala, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

Pelo apuramento olímpico conquistado, a autarquia homenageou o remador de double scull Afonso Costa, do Clube Naval Setubalense, o triplista Pedro Pichardo, do Sport Lisboa e Benfica, e os andebolistas Manuel Gaspar, do Sporting Clube de Portugal, e Diogo Valério, do Gummersbach.

Já a nível de campeões internacionais foram distinguidos o canoísta Luís Ventura, do Clube de Canoagem de Setúbal, o atleta de crosse Luís Rações e o fundista João Veiga, ambos do Vitória Futebol Clube, assim como o treinador Mário Narciso, selecionador nacional de futebol de praia.

Entre os campeões nacionais, a nível individual, a gala homenageou o treinador de futebol Emanuel Ferro e o judoca João Martinho, ambos do Sporting Clube de Portugal, assim como os canoístas Artur Tomaz, Maria Reis, Lucas Franco e Inês Ferreira, todos do Clube de Canoagem de Setúbal.

Nas várias modalidades do atletismo, destaque para a distinção dos campeões Inês Borba, da Associação Cultural e Desportiva Jardim da Serra, Fernando Ferreira, da Tãlentos Team, e Jorge Parrulas, Rute Dias, Luís Rações, João Veiga, Silvestre Gomes, Gumersindo Rodrigues e Mário Cassaca, todos do Vitória Futebol Clube.

No ciclismo, foram vários os campeões distinguidos, nomeadamente Nádia Mendes, do Centro Ciclista Azeitonense, Rita Xufre e Bruno Berto, a par da treinadora Olga Xufre, todos do Núcleo Bicross de Setúbal, Rodrigo Campino e José Conceição, do Águias de São Gabriel, e Íris Chagas, da Academia de Ciclismo de Paredes.

Nas danças de salão foram agraciados os pares Pedro Coelho e Maria Conceição Martins, Nuno Martins e Rita Martins e Rafael Martim e Leonor Palmela, assim como os treinadores Paulo Martins, Sara Meireles e João Martins, todos em representação da Ritmus/União Setubalense, assim como as duplas André Viana e Daniela Marreiros e Martim Viana e Alícia Pinto, do Estrelas de Algeruz.

A V Gala do Desporto de Setúbal homenageou ainda o piloto de karting Miguel Silva, da Paulo Pita Racing Team, a triatleta Letícia Magalhães, do Sport Lisboa e Benfica, e a remadora Mariana Esteves, do Clube Escola de Remo do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama.

Os remadores Dinis Costa e Afonso Costa, a par do treinador Filipe Chagas, todos do Clube Naval Setubalense, foram também distinguidos, assim como os campões no ténis adaptado Jean-Paul Melo e João Sanona, ambos em representação do Clube de Ténis de Setúbal.

Na cerimónia, foram ainda premiados campeões nacionais coletivos, concretamente equipas de atletismo no escalão de veteranos vencedores do 5000 e 10.000 metros do Vitória Futebol Clube, de quadri scull seniores do Clube Naval Setubalense, e do Núcleo Bicross de Setúbal, pelo triunfo na Taça de Portugal.

A presidente Maria das Dores Meira vincou que, “num tempo marcado pelas limitações resultantes de vivermos em pandemia, têm ainda mais valor as conquistas alcançadas. Muitos atletas viram-se privados dos seus hábitos de treino regulares ou com acesso limitado aos seus espaços de prática desportiva”.

Neste contexto, a Câmara Municipal de Setúbal homenageou o jornalista Paulo Sérgio, que conduziu um conjunto de entrevistas a personalidades desportivas no âmbito da rubrica “Vidas que Inspiram Desporto”, cujos episódios foram partilhados na página de facebook do município.

A autarquia distinguiu ainda as entidades parceiras na dinamização do projeto “Setúbal Treina em Casa” Good Vibes Primal Studio, Pro Aventuras, CrossFit Cais, Ginásio Clube de Azeitão, MyCoach.PT e Nutriset Gym, por terem levado a atividade física à população em períodos de confinamento.

A V Gala do Desporto de Setúbal, conduzida pelo jornalista Paulo Sérgio e pela apresentadora de televisão Helena Coelho, incluiu dois momentos de danças urbanas, por Sheila Pereira e pela Noisy Crew, dupla formada por Daniela Vilar e Rita Silva, do Hip-Hop Setúbal Movement.

Na última Gala do Desporto a que presidiu, Maria das Dores Meira sublinhou o reposicionamento da cidade e do concelho na vertente desportiva, o que implicou “a permanente e ativa valorização de atletas e clubes, dando-lhes melhores condições e reconhecendo o seu valor”.

Da natação ao triatlo, do râguebi ao ciclismo, Setúbal conquistou posição de grande destaque na promoção e prática do desporto, tanto no país como além-fronteiras, fruto do estatuto de Cidade Europeia do Desporto em 2016. “É espaço privilegiado para a realização de importantes provas desportivas nacionais e internacionais.”

A autarca evidenciou a recuperação de equipamentos desportivos, o estabelecimento de renovadas e reforçadas parcerias com os clubes e associações do território e, entre outras, a criação de condições para a instalação de um novo Centro Desportivo Municipal em parceria com o Grupo Supera.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal vincou ainda o apoio incondicional prestado ao Vitória nos últimos anos. “Tudo fizemos, tudo fazemos e tudo faremos o que estiver ao nosso alcance para que o Vitória Futebol Clube continue a ser o grande emblema de Setúbal.”

Na cerimónia, Maria das Dores Meira partilhou ainda com a audiência a convicção do esforço e intenso trabalho realizado, não apenas na esfera desportiva como em outras áreas de intervenção, da cultura ao turismo, do lazer à segurança, do ambiente, à cidadania e à economia.

“Convicta de que há, por todo o concelho, o reconhecimento do salto qualitativo que demos e que importa continuar para fazer a cidade com que todos sonhamos. Foram vinte anos de mudança, de intenso aumento do amor-próprio dos setubalenses. Hoje, ouvimos dizer, com orgulho, que se é de Setúbal.”