Planos Locais de Alterações Climáticas | Encontro entre técnicos de Setúbal, Palmela e Sesimbra

cnicos municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra participaram, a 27 de maio, numa ação destinada a capacitar estes intervenientes de mais ferramentas para a construção de respostas dos municípios aos desafios das alterações climáticas.


A iniciativa, que decorreu na Biblioteca Municipal de Palmela, com cerca de três dezenas de participantes, foi dinamizada no âmbito do PLAAC – Arrábida | Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas, projeto financiado pelo Programa Ambiente EEA Grants.

A sessão, organizada pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida e conduzida pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, foi a primeira de um conjunto a dinamizar, uma vez que a conceção dos planos é um processo participativo e que envolve vários intervenientes.

Neste caso, a ação de capacitação foi direcionada exclusivamente a técnicos municipais diretamente envolvidos nesta temática, bem como àqueles cujas áreas de intervenção possam de alguma forma ser afetadas pelos impactes das alterações climáticas.

O PLAAC – Arrábida visa preparar os concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra para enfrentar os desafios das alterações climáticas através da elaboração de três planos locais de adaptação, os quais procuram aumentar a resiliência e a capacidade de resposta destes municípios.

Paralelamente a esta iniciativa, a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, coordenadora do projeto PLAAC – Arrábida, apresentou o vídeo promocional que envolve os municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra, o qual está disponível nesta ligação.