O primeiro evento do programa Happy Fridays no Troino, de valorização do comércio local, animou, a 28 de maio, dois largos emblemáticos do bairro com petiscos típicos acompanhados de música ao vivo.


Os largos de S. Tiago e da Verónica acolheram a primeira de um conjunto de Happy Fridays a decorrer na última sexta-feira de cada mês, até outubro, no âmbito do projeto Bairro Cool, dinamizado pela ABC – Associação Bairro Cool em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

A música ao vivo pelo DJ Liquid Shape acompanhou os petiscos servidos pela Tasca do Galo, no Largo de S. Tiago, e pelo café Ti’Paulina, no Largo da Verónica.

Sandes de entremeada e sandes de lombinho com queijo de Azeitão, lambujinhas, asinhas de frango e caracóis foram algumas das iguarias degustadas.

As “Happy Fridays no Troino” incluem, na última sexta-feira de cada mês, um evento gastronómico acompanhado de animação musical. Nas restantes sextas-feiras, até outubro, há sempre “happy hours”, com os estabelecimentos comerciais aderentes a venderem produtos e serviços a preços especiais.

O projeto “Bairro Cool” visa a valorização do Bairro do Troino Nascente com atividades de qualificação da imagem urbana e de conservação e limpeza do espaço público, que apostam na economia circular e na preservação ambiental.

O mês de junho reserva uma iniciativa para celebrar o Dia Mundial da Criança, amanhã, com uma ação de voluntariado em parceria com a campanha municipal Setúbal Mais Bonita, para envolver a comunidade e o parque escolar na requalificação e embelezamento do Bairro do Troino.

A iniciativa contempla a pintura de mobiliário urbano, designadamente bancos e papeleiras, com o envolvimento dos moradores e de crianças do Jardim Infantil Bichinho de Conta.

Em junho, estão ainda em destaque eventos comemorativos dos Santos Populares, nos dias 11 e 12.

O Mercado Cool – “Cooltura Urbana”, com animações culturais, várias pop-up stores e food trucks, a realizar em setembro, e a Feira de Pesca, Pescadores e Indústria Pesqueira, destinada a promover as conservas, sabores e tradições da cultura local, em outubro, são outras ações do projeto “Bairro Cool”.

Em curso estão também ações de limpeza e o “Bairro Flower Cool Power”, campanha de sensibilização para tornar a zona no bairro mais florido da cidade, com o embelezamento de varandas e janelas com floreiras.