Museu de Setúbal/Convento de Jesus | Igreja de Jesus

O ciclo de concertos Convento ConVida está de regresso à Igreja de Jesus, com atuações mensais de música erudita, protagonizados por cantores e grupos líricos de renome, numa organização da Câmara Municipal.


A temporada de espetáculos, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, teve início na manhã de dia 5, com um recital pela Associação Setúbal Voz, através do seu Ateliê de Ópera, com a participação da soprano Carina Ferreira, acompanhada ao piano por João Malha.

No próximo dia 12, é a vez do violoncelista Samuel Santos e do pianista Gonçalo Simões atuarem na Igreja de Jesus, às 11h30, hora a que se iniciam todos os concertos de junho, onde interpretam um recital de música de câmara com obras que vão desde o período do Romantismo, percorrendo correntes estéticas do século XX.

A soprano Rita Marques, ao lado do pianista Yan Mikirtumov, é o nome que se segue, a 19 de junho, no ciclo Convento ConVida, evento cultural que teve a primeira edição em dezembro do ano passado. A dupla de intérpretes apresenta o recital “No Tempo de Luísa Todi – Recital de Canto e Piano”.

O último concerto do mês de junho, a 26, reserva “As Mais Belas Melodias de Todos os Tempos”, com a soprano Patrycja Gabrel e a mezzo-soprano Carolina Figueiredo, acompanhadas por João Elias ao piano.

Em julho há mais concertos, o primeiro no dia 3, 11h30, em que a soprano Juliana Telmo e o pianista João Malha, do Ateliê de Ópera de Setúbal, partilham apontamentos de música erudita na Igreja de Jesus.

A 9 e 10 de julho, pelas 21h00, a Igreja de Jesus acolhe o Coral Luísa Todi para concerto de celebração do 58.º aniversário da primeira atuação pública do grupo musical, a 30 de julho de 1963.

A música de Zofia Pajak, violino, de Nelson Ferreira, violoncelo, e de Beatrix Schmidt, harpa, chega a 17 de julho, às 11h30, num espetáculo intitulado “Viagem na Europa”.

Ainda em julho, o Convento ConVida, organizado pela Câmara Municipal, é palco da terceira edição do Setúbal CantoFest – Festival de Ópera de Setúbal, com concertos a 24 e 25 de julho, às 11h30, a 28, 29 e 30 de julho, às 21h00, a 31, às 19h00, e a 1 de agosto, às 19h00, em vários locais da cidade e com a participação de cantores líricos profissionais e semiprofissionais de renome internacional.

À Associação Setúbal Voz, através do Ateliê de Ópera de Setúbal, cabe as honras de encerrar o ciclo Convento ConVida, a 7 de agosto, pelas 11h30.

Os bilhetes para os espetáculos do Convento ConVida, à venda no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, têm o custo de cinco euros.

Mais informações podem ser obtidas em dicul@mun-setubal.pt.