Convento ConVida | Recital de Violoncelo e Piano por Samuel Santos e Gonçalo Simões

O violoncelista Samuel Santos e o pianista Gonçalo Simões apresentaram, na manhã de dia 12, na Igreja de Jesus, obras do Romantismo e das correntes estéticas do século XX em concerto do ciclo Convento ConVida.


O espetáculo, realizado no âmbito do ciclo cultural composto por concertos de música erudita na Igreja de Jesus, numa organização da Câmara Municipal de Setúbal, abriu com “Toccatta, Op. 11 (piano solo)”, de Aram Khachaturian, seguindo-se “Kol Nidrei, Op. 47”, de Max Bruch.

“Le Grand Tango”, de Astor Piazzolla, “Sonata em Sol Menor, Op. 19”, de Sergei Rachmaninoff, e “Sonata em Ré Menor, Op. 40”, de Dmitri Shostakovitch, foram outros dos temas que alegraram o recital de violoncelo e piano de Samuel Santos e Gonçalo Simões.

No âmbito do ciclo Convento ConVida, junho reserva os espetáculos “No Tempo de Luísa Todi” pela soprano Rita Marques, ao lado do pianista Yan Mikirtumov, a 19, e “As Mais Famosas Melodias de Todos os Tempos” com a soprano Patrycja Gabrel e a mezzo-soprano Carolina Figueiredo, acompanhadas de João Elias ao piano, a 26. Os dois concertos têm início às 11h30.

Em julho há mais concertos, o primeiro no dia 3, 11h30, em que a soprano Juliana Telmo e o pianista João Malha, do Ateliê de Ópera de Setúbal, partilham música erudita na Igreja de Jesus.

A 9 e 10 de julho, pelas 21h00, a Igreja de Jesus acolhe o Coral Luísa Todi para concerto de celebração do 58.º aniversário da primeira atuação pública do grupo musical, a 30 de julho de 1963.

A música de Zofia Pajak, violino, de Nelson Ferreira, violoncelo, e de Beatrix Schmidt, harpa, chega a 17 de julho, às 11h30, com o concerto “Viagem na Europa”.

O Convento ConVida, organizado pela Câmara Municipal, é ainda palco da terceira edição do Setúbal CantoFest – Festival de Ópera de Setúbal, com concertos a 24 e 25 de julho, às 11h30, a 28, 29 e 30, às 21h00, a 31, às 19h00, e a 1 de agosto, às 19h00, em vários locais da cidade e com a participação de cantores líricos profissionais e semiprofissionais de renome internacional.

À Associação Setúbal Voz, através do Ateliê de Ópera de Setúbal, cabe as honras de encerrar o ciclo Convento ConVida, a 7 de agosto, pelas 11h30.

Os bilhetes para os espetáculos do Convento ConVida, à venda no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, têm o custo de cinco euros.

Mais informações podem ser obtidas em dicul@mun-setubal.pt.