Semana do Choco 2021 | degustação comentada na Casa da Baía

Uma degustação comentada, com dois pratos especiais, servidos, no dia 13, na Casa da Baía, assinalou o encerramento da Semana do Choco, evento que colocou aquele molusco em destaque nas ementas de perto de 60 restaurantes de Setúbal.


André Sengo e Rafael Frota, estudantes da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, vencedores da 9.ª edição do concurso nacional “Jovens Talentos da Gastronomia”, dinamizaram a degustação comentada, na qual participaram cerca de duas dezenas de apreciadores de choco.

“Pastel de Massa Tenra de Choco” e “Choco, Chips & Dipse” foram os dois pratos serviços no encontro, que assinalou o encerramento desta semana gastronómica, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal.

Uma prova de vinhos apresentada por António Saramago, o mais antigo enólogo em atividade no país, com mais de cinco décadas de dedicação à defesa e qualidade do vinho produzido em Portugal, também integrou a sessão de degustação comentada.

Entre os dias 4 e 13, com os apoios da Docapesca, Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e António Saramago Vinhos, mais de 60 restaurantes do concelho incluíram nas ementas pratos especialmente preparados com choco como ingrediente principal.

A Semana do Choco, a segunda semana gastronómica do aegno no âmbito da marca municipal Setúbal Terra de Peixe, que inclui um conjunto de iniciativas até ao final do ano, com o objetivo de valorizar a restauração e a gastronomia regional, contou, nesta edição, com um passeio pedestre pelo Estuário do Sado.

Em “O choco e o Estuário do Sado”, os caminhantes tiveram a oportunidade de conhecer pormenores relacionados com a biologia do choco e a história do segundo maior estuário nacional e um dos maiores da Europa.

De 2 a 11 de julho decorre nova ação gastronómica, desta vez dedicada à sardinha.