Setúbal, Cidade Educadora: transformar o território com as pessoas - Ambiente e Sustentabilidade

A importância do ambiente e da sustentabilidade na promoção de uma cidade educadora foi destacada na terceira e última sessão em formato digital de um ciclo de seminários, realizado no dia 15.


No último debate do ciclo “Setúbal, Cidade Educadora: transformar o território com as pessoas”, organizado pela Câmara Municipal, o vereador da Educação, Ricardo Oliveira, lançou o desafio aos quatro oradores convidados para falarem sobre várias temáticas relacionadas com “Ambiente e sustentabilidade”.

Com moderação da vereadora do Ambiente, Carla Guerreiro, os oradores partilharam experiências sobre a forma como o envolvimento de pessoas e instituições em políticas com valores positivos para o ambiente pode contribuir para alcançar um modelo de cidade educadora.

“Ação gera reação” foi o tema abordado por Carolina Saramago, cofundadora da Feel4Planet, que sublinhou o papel da associação, concretamente com a campanha #STBSEMPONTAS, na consciencialização de fumadores para o problema de atirarem beatas de cigarro para o chão, quer nos centros urbanos e zonas ribeirinhas, quer nos areais das praias de Setúbal.

“As beatas de cigarro são um dos itens mais encontrados nas praias de todo o mundo”, explicou Carolina Saramago durante a mesa-redonda Transformar o território com as pessoas – Ambiente e Sustentabilidade. “Este é um hábito que está completamente enraizado na sociedade”, acredita a especialista em Biologia.

Para Carolina Saramago, a mudança de comportamentos e de consciência passa, entre outros, por trabalhar com os meios de comunicação social, realizar ações de sensibilização e reeducação ambiental, envolver a comunidade de todas as faixas etárias no sentido de se tornarem agentes de mudança e distribuir porta-beatas.

“É importante também repensar as infraestruturas, porque algo que percebemos com o nosso trabalho foi que as pessoas têm medo de colocar as beatas nas papeleiras porque podem começar a arder”, vincou a cofundadora do Feel4Planet.

Até ao momento, a Feel4Planet já realizou 24 ações de limpeza, tendo recolhido 144.219 beatas, o correspondente a 7211 maços de tabaco.

Numa tentativa de combater a problemática, a Câmara Municipal de Setúbal encomendou recentemente uma série de novas papeleiras com cinzeiros integrados.

“Não consideramos que a aplicação de coimas e multas seja já o caminho. É necessário ter uma ação pedagógica e dar os meios às pessoas para que possam cumprir as determinações”, assinalou a vereadora do Ambiente, Carla Guerreiro.

Já Cristina Coelho, da Câmara Municipal de Setúbal, falou sobre Estratégia de Educação Ambiental do Município de Setúbal, documento em fase de elaboração.

“A perspetiva é ter uma Rede de Equipamentos de Educação Ambiental com valências e práticas complementares”, referiu a técnica municipal.

Esta rede integrará o Moinho de Maré da Mourisca, a Embarcação Maravilha do Sado, Hortas Urbanas, o Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado e o Jardim Multissensorial das Energias.

Outro orador na mesa-redonda “Transformar o território com as pessoas – Ambiente e Sustentabilidade” destacou a importância do Jardim Multissensorial das Energias, inaugurado em 2018, para a formação e sensibilização para as questões das energias renováveis e da eficiência energética.

“O Jardim Multissensorial das Energias foi, desde o primeiro momento, pensado como um espaço inclusivo, ou seja, um espaço que pudesse ser usufruído por todos”, sublinhou Orlando Paraíba, da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, entidade responsável, juntamente com a Câmara Municipal, pelo projeto.

Com vista privilegiada sobre o rio Sado e a Serra da Arrábida, o Jardim Multissensorial das Energias, que resulta da requalificação do antigo Jardim das Escarpas de Santos Nicolau, proporciona uma viagem interpretativa pelas diferentes energias renováveis por meio de um conjunto de equipamentos instalados em seis estações.

Cada uma representa uma energia renovável – biomassa, geotermia, oceânica, solar, hídrica e eólica –, com o objetivo de ser mais um recurso de aprendizagem.

A energia consumida no Jardim Multissensorial das Energias é totalmente produzida no local, graças a uma estação eólica, composta por sete girândolas e um gerador de eixo horizontal instalado na cobertura do edifício onde funciona a ENA, ao lado do equipamento.

“Educação para a sustentabilidade num percurso pela natureza” foi a temática analisada por Ana Cláudia Ponte, professora de Biologia e Geologia da Escola Secundária D. Manuel Martins, que apresentou o trabalho desenvolvido pelo CIAM – Centro de Interpretação Ambiental das Manteigadas.

Esta estrutura, criada em 2009 por um grupo de alunos do 12.º ano no âmbito da extinta unidade curricular Área de Projeto, é um bosque de tipo mediterrânico onde se encontram várias espécies nativas e exóticas, numa área total de três hectares no interior da Escola Secundária D. Manuel Martins.

O CIAM, que conta com um percurso com postos de interpretação ambiental, proporciona um conjunto de atividades tendo como base a diversidade do bosque, que possui igualmente espécies interessantes como o sobreiro e a oliveira, bem como pontos de interesse como um charco, um lago artificial, um pomar e uma horta.

“Uma das forças do projeto é ter um espaço onde é possível disponibilizar visitas para crianças de jardins de infância e alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Internamente, permite gerar dinâmicas transdisciplinares e realizar aulas de campo sem sair da própria escola.”

Produção de cogumelos comestíveis a partir de borras de café e simulação de efeito de chuvas ácidas em ambientes terrestes são alguns dos inúmeros projetos dinamizados pelo projeto que tem como valores principais o respeito pelo meio ambiente e da sustentabilidade.

Esta terceira e última sessão do ciclo de seminários “Setúbal, Cidade Educadora: transformar o território com as pessoas” teve transmissão online, via streaming, no canal de Youtube do município e pode ser visto nesta ligação.

O ciclo de seminários surge na sequência de o habitual painel “Caminhos que se trilham: experiências locais de sucesso”, integrado no programa da Conferência Anual de Educação de Setúbal, realizada em setembro do ano passado, não ter decorrido no formato habitual, devido às restrições decididas no país no âmbito da pandemia.

A primeira sessão do seminário realizou-se a 2 de dezembro e a segunda no dia 6 de abril.