Espetáculo das Marchas Populares de Setúbal

Setúbal voltou a festejar os santos populares, depois de um ano de interregno, com um espetáculo especial das Marchas Populares realizado no dia 16, no Fórum Municipal Luísa Todi, em que a história destas festividades foi recordada.


Num modelo especial, adaptado em função dos cuidados que a crise pandémica impõe, as marchas populares de Setúbal podem ainda não ter saído à rua, como dita a tradição, mas já se realizaram com música e, principalmente, a cor e alegria que as caracterizam.

O espetáculo realizado ontem à noite na maior sala de eventos culturais da cidade contou com as participações da APPACDM de Setúbal, do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, do Núcleo Bicross de Setúbal, da União Cultural, Desportiva e Recreativa Praiense, do Grupo Desportivo Independente, da União Desportiva e Recreativa das Pontes e do Clube Recreativo da Palhavã.

As marchas foram acompanhadas pelo cavalinho “Os Amigos da Música”, num serão em que a Madrinha das Madrinhas, Carla Lança, interpretou a Grande Marcha de 2020, “Setúbal é um Tesouro”, com letra de José Condença e música Carlos Pinto.

A história das Marchas Populares de Setúbal, que remonta a 1936, foi recordada ao longo deste espetáculo especial, que abriu com um vídeo de retrospetiva, que incluiu testemunhos de vários marchantes de edições anteriores.

Durante as quase duas horas do espetáculo, cada coletividade participante interpretou duas marchas, uma antiga, escolhida a gosto a partir de edições anteriores, e um tema integralmente original, desde letra à música, incluindo cenografia e coreografia.

No final, a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, o presidente da Assembleia Municipal, André Martins, e o vereador da Cultura, Pedro Pina, distribuíram flores às madrinhas das coletividades.