Setúbal Bay 2021 | prova feminina

A nadadora de águas abertas portuguesa Angélica André alcançou na tarde de 19 de junho, em Setúbal, um inédito apuramento olímpico ao terminar em quinto lugar numa competição internacional, que no dia 20 tem a prova de masculinos.


“Tóquio está aí!”, exaltou a atleta, minutos depois de sair do rio Sado, já com o passaporte carimbado rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio deste verão, e depois de completar a maratona aquática de dez quilómetros, realizada num circuito defronte do Parque Urbano de Albarquel, em 02h02m23s.

Uma conquista feita de muito trabalho, esforço e dedicação, finalizada com a melhor recompensa, afirmou Angélica André. “Foi uma prova dura e dei o melhor de mim. No final estava completamente exausta, uma vez que não consegui abastecer. Mas, felizmente correu bem.”

O presidente da Federação Portuguesa de Natação, António Silva, não escondeu o orgulho pelo feito. “É um momento de grande satisfação e de felicidade pela classificação que obtivemos, o que faria com que as duas nadadoras portuguesas tivessem condições de apuramento para os Jogos.”

O responsável máximo da Federação Portuguesa de Natação, ao explicar que só podia haver uma representante lusa nos Jogos, exaltou a conquista de Angélica André. “Conseguiu um quinto lugar excecional e atingiu o objetivo que perseguia há três ciclos olímpicos, Londres, Rio de Janeiro e agora Tóquio.”

António Silva destacou a “qualidade organizativa da prova”, a cargo da Federação Internacional de Natação, da Federação Portuguesa de Natação e da Câmara Municipal de Setúbal.

Ainda a faltar a prova de qualificação de masculinos de amanhã, em Setúbal, Portugal regista já sucesso na modalidade da natação neste ciclo olímpico. “Teremos mais uma representante das atividades aquáticas da natação, a juntar aos sete já apurados, e mantemos aquilo que é tradição das águas abertas na natação portuguesa.”

Além de Angélica André, a prova feminina da FINA Marathon Swimming Olympic Games Qualification Tournament 2021 contou com a participação da nadadora Mafalda Rosa, a segunda mais nova em competição, que ficou no décimo lugar com o tempo de 02h02m54s.

A jovem de 17 anos, que não se apurou para os Jogos de Tóquio porque a vaga nacional foi ocupada pela companheira de equipa, deixou boas indicações na prova setubalense e mostrou-se otimista com o futuro. “Ainda não estava suficientemente preparada, mas garanto que daqui a três anos estarei.”

A prova feminina da Setúbal Bay 2021, com 43 atletas de trinta países, foi ganha pela húngara Ana Olasz, que terminou com o tempo de 02h01m55s as cinco voltas do circuito.

A espanhola Paula Bravo, com 02h01m58s, e a canadiana Kate Sanderson, com 02h01m58s, ficaram, respetivamente, no segundo e no terceiro lugares do pódio, o que lhes permitiu assegurar duas das 15 vagas de apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Os nove primeiros classificados de países diferentes, uma vez que cada nação só pode apurar um atleta, ganharam um lugar na final olímpica. Dos seis lugares restantes, um está destinado a um atleta do país anfitrião, ou seja, o Japão, enquanto as outras quatro vagas foram distribuídas por continentes com países ainda não representados.

Conquistaram o apuramento olímpico em Setúbal, além da portuguesa Angélica André, da húngara Anna Olasz, da espanhola Paula Bravo e da canadiana Kate Sanderson, a britânica Alice Dearing, a argentina Cecilia Biagioli, a russa Anastasia Kirpichnikova e a equatoriana Samantha Arevalo.

O lote de atletas qualificadas conta ainda com a eslovena Spela Perse, a japonesa Yumi Kida e a sul-africana Michel Weber, assim como com a venezuelana Michelle Perez, a ucraniana Krystyna Panchishko, a singapuriana Li-Shan Liew e a argelina Souad Nefissa Cherouati, estas apuradas pela vaga continental.

As atletas juntam-se às nadadoras já apuradas, nomeadamente Xin Xin, da China, Haley Anderson, Estados Unidos da América, Rachele Bruni, Itália, Lara Grangeon de Villele, França, Ana Marcela Cunha, Brasil, Kareena Lee, Austrália, Finnia Wunram e Leonie Beck, Alemanha, e Sharon Van Rouwendaal, dos Países Baixos.

Para o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, a realização desta prova em Setúbal é motivo de orgulho. “Trazemos, até Setúbal, até Portugal, os melhores nadadores, que, uma vez mais, têm esta oportunidade de lutar por um lugar naquela que é a prova maior do desporto mundial.”

O autarca destacou o forte investimento municipal nesta disciplina. “Se temos um rio com esta qualidade, então temos de investir nas atividades náuticas, incluindo a natação em águas abertas, uma das prioridades, complementada com o recentemente inaugurado centro municipal de águas abertas.”

Este equipamento municipal, aberto ao público em geral, dispõe de atividades supervisionadas para grupos organizados, podendo acolher, se necessário, a “própria seleção nacional se assim os responsáveis o entenderem”, indicou.

O vereador salientou que, “ao longo de mais de uma década, Setúbal está na rota da Taça do Mundo da Natação em Águas Abertas” e que “o melhor retorno é ter os cidadãos a praticar esta disciplina nas melhores condições possíveis, no rio Sado”.

O primeiro dia da FINA Marathon Swimming Olympic Games Qualification Tournament 2021 terminou com uma cerimónia no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em que a presidente do município, Maria das Dores Meira, recebeu o novo presidente da Federação Internacional de Natação, Hussein Al-Musallam.

A Setúbal Bay regressa no dia ao Sado com a prova masculina, a partir das 16h00, com um total de 61 nadadores, de 37 países, com destaque para o tunisino Oussama Mellouli, campeão olímpico em Londres 2016, cujo apuramento olímpico para esses jogos foi conquistado em Setúbal.

O brasileiro Allan do Carmo, com várias participações na competição sadina, canadiano Eric Hedlin, com títulos em campeonatos do mundo, o cazaque Vitaliy Khudyakov, o russo Evegnii Drattcev e o ucraniano Igor Chervynskiy são também nomes de relevo na luta pelo apuramento para Tóquio.

Com lugar garantido nos Jogos estão os alemães Florian Wellbrock e Rob Muffels, os franceses Marc-Antoine Olivier e David Aubry, o húngaro Kristof Razovszky, o norte-americano Jordan Wilimovsky, os italianos Gregorio Paltrinieri e Mario Sanzullo, o holandês Ferry Weertman e o espanhol Alberto Martinez.

A prova masculina de natação em águas abertas decorre, à semelhança dos femininos e em virtude do atual quadro de crise sanitária provocado pela pandemia de covid-19, sem a presença de público, encontrando-se o Parque Urbano de Albarquel encerrado. A Sporttv efetua transmissão televisiva.

Esta é a terceira vez, depois de 2012 e 2016, que Setúbal, um dos locais de eleição para a realização anual de etapas do circuito mundial da modalidade, acolhe a prova de dez quilómetros em águas abertas que garante o apuramento aos Jogos Olímpicos.