A construção de um projeto educativo para a cidade está em análise no dia 14 de julho na VII Conferência Anual de Educação de Setúbal, que se realiza no Cinema Charlot – Auditório Municipal.


“Construir um projeto educativo para a cidade” é o tema da edição deste ano do evento, criado com o objetivo de promover a reflexão sobre novos caminhos para a educação e o ensino, assim como debater a definição de ações concretas adaptadas às especificidades do território.

O encontro reúne um conjunto de profissionais, técnicos e académicos que partilham experiências e visões que podem marcar a diferença por um sistema de ensino melhor, não só no concelho de Setúbal, mas também no panorama geral do setor da educação no país.

A VII Conferência Anual de Educação, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, é de participação gratuita, sendo necessária a realização de inscrição, até 12 de julho, na página de internet do município, através da página https://bit.ly/2TYv357.

O evento terá lugares reservados de acordo com as normas de segurança da Direção-Geral da Saúde no âmbito da contenção da pandemia covid-19.

O programa do encontro tem início às 10h00, com a sessão de abertura, que conta com o contributo da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e da presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Emília Brederode Santos.

Segue-se, às 11h00, uma mesa-redonda subordinada ao tema “Projeto Educativo Local”, moderada pela jornalista da Antena 1 Marta Pacheco.

Este painel conta com as participações da secretária-geral da Associação Internacional das Cidades Educadoras, Marina Canals, e do vereador com o pelouro da Saúde na Câmara Municipal de Setúbal, Ricardo Oliveira.

A VII Conferência Anual de Educação prossegue às 14h30 com “Caminhos que se trilham”, que consiste na apresentação de experiências e projetos de âmbito local pensados para a área da Educação.

Este momento, moderado pelo diretor da Escola Secundária D. João II, Ramiro Sousa, começa com a apresentação do Programa Municipal de Educação pela Arte e pelas Ciências Experimentais por Márcia Pacheco, da Câmara Municipal de Setúbal, Iolanda Rodrigues, da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, Sofia Lucas, da Ciência Viva – Pavilhão do Conhecimento, e Maria João Frade, da Casa da Avenida.

Segue-se uma intervenção da responsabilidade de Vasco Raminhas, da Câmara Municipal de Setúbal, que aborda “O Planeamento da Cidade enquanto Espaço Educador”.

O vereador da Cultura, Desporto, Direitos Sociais e Juventude da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, faz uma apresentação sobre “Atividades náuticas e devolução do rio à cidade”.

A sessão de encerramento da Conferência Anual de Educação de 2021 está agendada para as 17h00, com uma intervenção do presidente da Assembleia Municipal de Setúbal, André Martins, sobre “Cidade Educadora: Ao Serviço Integral das Pessoas”.