Ensaio aberto de Pippo Delbono - Rota Clandestina

Um ensaio aberto nos dias 1 e 2 de julho, no Fórum Municipal Luísa Todi, marcou o final da residência artística do italiano Pippo Delbono, que iniciou em Setúbal a preparação da nova produção teatral “Amore”.


Pippo Delbono chegou à cidade no dia 17 de junho para procurar inspiração e realizar um conjunto de ensaios, dois dos quais abertos ao público, nos dias 1 e 2 de julho, no Fórum Municipal Luísa Todi, que visam a preparação da peça “Amore”.

A nova criação do artista italiano, sobre a busca pelo amor que conduz a vida das pessoas, com estreia marcada para 28 de outubro em Modena, Itália, conta no elenco com o fadista português Ricardo Ribeiro e com a cantora angolana Aline Frazão.

O espetáculo tem como coprodutores associados, além da Câmara Municipal de Setúbal, o São Luiz Teatro Municipal, Pirilampo Artes Lda, e Ministério da Cultura, de Portugal, Fondazione Teatro Metastasio di Prato, de Itália, Teatro Coliseo, Buenos Aires, Instituto Italiano di Cultura di Buenos Aires, ItaliaXXI, da Argentina, Théâtre de Liège, da Bélgica, Les 2 Scènes – Scène Nationale de Besançon, de França, e o Ministério da Cultura, de Itália.

Os ensaios da nova criação de Pippo Delbono enquadram-se na estratégia da Câmara Municipal de Setúbal de afirmação da marca Cidade da Criação Artística e no programa cultural Rota Clandestina, com direção de Renzo Barsotti, que consiste na realização de residências artísticas por parte de companhias e artistas nacionais e estrangeiros.

Pippo Delbono é um dos artistas mais apreciados e representados na Europa, com um trabalho caracterizado pela participação de pessoas que vêm de situações sociais de marginalização e que se tornaram membros estáveis do grupo de trabalho, dando vida a uma experiência cénica única.