Aniversário Coral Luísa Todi | Convento Convida

O Coral Luísa Todi assinalou o 58.º aniversário da primeira atuação pública com dois concertos, nos dias 9 e 10, espetáculos que também integraram o ciclo Convento ConVida, a decorrer, até agosto, na Igreja de Jesus.


Durante os concertos, com reportórios ecléticos e de exigência técnica elevada, foram também incluídos temas interpretados a 30 de julho de 1963, data da primeira atuação do Coral Luísa Todi com público.

Os espetáculos, que, no dia 9, receberam as presenças na plateia da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e do vereador da Cultura, Pedro Pina, foram dirigidos pelo maestro Fernando Malão e acompanhados por Ernesto Rodrigues, ao piano, e Rui Rosado, na percussão.

A noite de dia 9 na Igreja de Jesus ficou igualmente marcada pela homenagem a vários coralistas, com a entrega de placas comemorativas pelos anos de dedicação ao coral setubalense.

Ao longo dos concertos comemorativos na Igreja do Convento de Jesus, o grupo musical interpretou temas de compositores como Eric Whitacre, Kim Arnesen, Lorenz Maiehofer e André Lisboa.

Este mês há mais concertos no âmbito do ciclo Convento ConVida, programa cultural de música erudita organizado pela Câmara Municipal de Setúbal.

No próximo dia 17, a violinista Zofia Pajak, o violoncelista Nelson Ferreira e a harpista Beatrix Schmidt proporcionam uma “Viagem na Europa”, às 11h30, a mesma hora a que se iniciam todos os concertos de julho e agosto.

A 24 de julho é a vez do Cetóbriga Chamber Choir partilhar apontamentos de música erudita na Igreja de Jesus.

A reconhecida mezzo-soprano Cátia Moreso, ao lado da violoncelista Irene Lima e do pianista João Paulo Santos, é a cantora que se segue, dia 25, no ciclo Convento ConVida.

O último concerto de julho, a 31, reserva um espetáculo de música de câmara pelo tenor João Mendonza, acompanhado ao piano por João Romeiras.

O ciclo Convento ConVida termina com o Ateliê de Ópera de Setúbal, da Associação Setúbal Voz, num espetáculo agendado para 7 de agosto.

Os bilhetes, com um custo de cinco euros para cada espetáculo, podem ser levantados no Museu de Setúbal/Convento de Jesus.

Mais informações em conventoconvida@mun-setubal.pt.