Unidade Móvel de Testes Rápidos Covid-19 | Setúbal

Mais de meia centena de rastreios à covid-19 foram realizados a 20 de julho, no Rossio de Vila Nogueira de Azeitão, no primeiro dia de funcionamento de uma unidade móvel de testagem gratuita disponibilizada pela Câmara Municipal.


A Unidade Móvel de Testes Rápidos à Covid-19, operacionalizada por elementos da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal e que constitui mais um contributo do município para a mitigação da propagação da pandemia, está a percorrer o concelho para proporcionar a realização de testes rápidos antigénio certificados.

Nuno Sousa, do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, revela que o primeiro dia da iniciativa correu dentro das expectativas. “Tivemos uma boa afluência logo pela manhã e, depois, ao longo da tarde. Agora, é as pessoas conhecerem o serviço e usarem, caso necessário.”

No dia 21 de julho, este serviço, que funciona com testes fornecidos pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, está disponível na Avenida Rodrigues Manito, concretamente no cruzamento desta via com a Avenida de Moçambique e já realizou, só no período da manhã, mais de três dezenas de rastreios.

O procedimento é simples e os interessados em realizar o teste à covid-19 só precisam de comparecer junto da unidade móvel entre as 09h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00, a qual se encontra estacionada em diferentes locais do concelho consoante o calendário.

O procedimento, entre admissão, testagem e resultado, demora apenas cerca de 20 minutos. Para isso, as pessoas devem fazer-se acompanhar do documento de identificação e fornecer o número de utente do Serviço Nacional de Saúde. Antes do teste, é feito registo e realizado um breve questionário relacionado com a doença.

Esta unidade móvel faculta, igualmente, a emissão de um certificado de resultado negativo à covid-19, necessário, por exemplo, para entrar em restaurantes ou unidades hoteleiras. Em caso positivo, a pessoa é encaminhada para o domicílio e o resultado reportado à autoridade de Saúde Pública local.

No dia 22, a unidade móvel regressa ao território azeitonense, desta vez à Travessa 29 de Dezembro, em Vendas de Azeitão. No dia seguinte, a 23, volta a estar presente na cidade sadina, desta vez com a disponibilização testes rápidos a partir do centro comercial Alegro Setúbal, com o veículo de testagem estacionado na lateral defronte ao acesso à autoestrada A2.

A primeira semana desta iniciativa inclui ainda paragens, a 24, na placa central da Avenida Luísa Todi, na zona próxima do Mercado do Livramento, a 25, na Avenida José Mourinho, no jardim perto da Estacada do Carvão, e a 26, desta vez na Praça da Independência, na zona do Monte Belo.

“Estamos a aferir, durante esta primeira semana de funcionamento do serviço, se os locais escolhidos são adequados ou se, pelo contrário, é necessário fazer alguns ajustes nos pontos de paragem”, adianta Nuno Sousa, ao acrescentar que a nova calendarização da unidade móvel é divulgada em breve.

Os 14 operacionais da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal envolvidos nesta operação receberam, no dia 19, formação específica para a realização desta campanha, dos procedimentos administrativos à execução dos testes e higienização da Unidade Móvel de Testes Rápidos à Covid-19.