Unidade Móvel de Testes Rápidos Covid-19 | Setúbal

Nos últimos dois meses o município de Setúbal solicitou a colaboração do ACES Arrábida no sentido de se avançar com a realização de testes gratuitos à população para conter a infeção pela covid-19.  


Várias propostas para a realização da testagem massiva à população foram apresentadas aos serviços de saúde locais, colocando, desde o primeiro momento, os meios municipais ao dispor da saúde pública. A solução encontrada há 15 dias foi disponibilizar uma unidade móvel, com o apoio dos serviços da Proteção Civil, através da formação de bombeiros, para a colheita de testes rápidos à população, medida esta, aprovada pelo Conselho Clínico do ACES Arrábida e pela Coordenação da Unidade de Saúde Pública.

Entretanto, no dia 28, o município recebeu uma circular da Ordem dos Enfermeiros a identificar quais os profissionais habilitados para a realização dos testes rápidos, e os bombeiros não integram a lista.

O município de Setúbal e o Serviço Municipal de Proteção Civil lamentam esta decisão, que coloca em causa a prestação de um serviço à população, no âmbito do combate à infeção pela covid-19, pelo que, a calendarização da unidade móvel de testagem está suspensa a partir do dia 29. Considerando a gravidade da situação, o município, em parceria com o ACES Arrábida, já está a procurar uma alternativa para que a testagem seja rapidamente retomada.