Pedro Pichardo | Medalha de Ouro em Tóquio

O atleta Pedro Pablo Pichardo, que faz integralmente a preparação desportiva em Setúbal, conquistou a 5 de agosto a medalha de ouro no triplo salto, a primeira para Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão.


Com um salto de 17,98 metros, alcançado no terceiro ensaio, Pedro Pichardo, além de estabelecer um novo recorde nacional, arrebatou o primeiro ouro olímpico para Portugal desde o triunfo de Nélson Évora em Pequim 2008 na mesma disciplina de atletismo.

“Estou há quatro anos a trabalhar para dar medalhas a Portugal”, afirmou Pedro Pichardo, com a bandeira portuguesa às costas, que escolheu o Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal para quartel-general dos seus treinos.

O atleta sublinhou que o resultado de Tóquio é uma emoção muito grande. “O primeiro objetivo era ganhar os Jogos, fazer tudo pela medalha de ouro. Depois, fazer um grande salto. E foi isso que sempre procurei.”

Pedro Pichardo revelou que procurou mais. “Estava a tentar o recorde olímpico [18,09 metros, do norte-americano Kenny Harrison em Atalanta 1996] ou pelo menos ultrapassar a barreira dos 18 metros. Hoje ainda não foi o dia.”

O triplista agradeceu o apoio dos portugueses. “A única maneira que tenho de mostrar que estou grato a todos os que me acolheram desde o primeiro dia que cheguei a Portugal é com medalhas e com resultados.”

Para o futuro, o atleta do Sport Lisboa e Benfica promete mais vitórias. “Vou continuar a trabalhar para mais títulos. Tenho uma meta, exigente: quatro medalhas de ouro mundiais e duas olímpicas.”

Nos Jogos de Tóquio, o atleta português de origem cubana terminou a prova com uma vantagem de 41 centímetros sobre o chinês Yaming Zhu, medalha de prata com a marca de 17,57 metros. O pódio do triplo salto ficou completo com Fabrice Zango, do Burquina-Faso, bronze com 17,47 metros.

Este é o primeiro ouro luso em Tóquio, o que, juntando à prata e aos dois bronzes alcançados no evento, constitui já a melhor participação portuguesa de sempre em Jogos Olímpicos.

A Câmara Municipal de Setúbal felicita o Pedro Pablo Pichardo por este feito inédito, o mais importante de uma carreira recheada de êxitos e que contribui para o engrandecimento e divulgação da cidade além-fronteiras.

Em março deste ano, o município atribuiu a Medalha de Honra da Cidade, na Classe Desporto, a Pedro Pichardo, atleta que já este ano, a 7 de março, venceu os Europeus de Pista Coberta, ao saltar 17,30 metros.

Apesar de ter apenas 28 anos, o atleta tem no currículo vários pódios internacionais, sendo uma das principais referências mundiais da modalidade na atualidade.

Em 2013, na primeira participação num mundial absoluto, ficou a poucos centímetros do ouro. Em 2014, conseguiu o melhor triplo salto do ano, mas ficou em terceiro lugar nos Campeonatos do Mundo de Pista Coberta.

No ano seguinte, 2015, entrou para a história por vários motivos. Foi campeão nos Jogos Pan-Americanos, medalha de prata no Campeonato do Mundo e esteve envolvido naquela que é conhecida como “a melhor competição de triplo salto da história”, na qual ganhou ao campeoníssimo norte-americano Christian Taylor, na única vez em que dois atletas saltaram acima de 18 metros no mesmo dia.

Ainda em 2015, saltou 18,08 metros em Havana, Cuba, recorde pessoal que é a sétima melhor marca de todos os tempos no triplo salto e o coloca como quarto melhor atleta de sempre nesta disciplina.

Já em abril de 2017, assinou contrato com o Sport Lisboa e Benfica e em dezembro passou a ser cidadão português e a defender as cores nacionais lusas.

Em 2018, Pichardo tornou-se o detentor do recorde nacional de triplo salto e da melhor marca mundial do ano ao saltar 17,95 metros, que superou agora em Tóquio, com 17,98. Meses depois, sagrou-se campeão da Diamond League pela primeira vez na sua carreira, conquistando o título no meeting de Bruxelas de 2018.

Sempre em crescendo, com diversos e importantes títulos arrecadados, o atleta atingiu nos Jogos Olímpicos de Tóquio, nesta madrugada de 5 de agosto, o ponto mais alto da carreira, com o ouro naquele que é o maior evento desportivo mundial.