XXIII Festa do Teatro - "Ferdinand"

A XXIII Festa do Teatro apresenta, entre os dias 18 e 28 de agosto, mais de trinta espetáculos, incluindo sete estreias e a participação de sete companhias estrangeiras, duas a atuar pela primeira vez em Portugal.


Concertos, exibição de curtas-metragens, conversas sobre teatro e uma exposição de artes plásticas compõem os 31 eventos do Festival Internacional de Teatro de Setúbal – da XXIII Festa do Teatro, que, entre as companhias estrangeiras, traz pela primeira vez a Portugal a espanhola Cia. Mar Gómez e a checa Lachende Bestien.

A espanhola Cia. Mar Gómez sobe ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi no dia 21, às 21h00, com “SiempreViva”, e a companhia checa Lachende Bestien, participante no festival no dia 26, às 21h00, igualmente no Fórum, apresenta a peça “Ferdinand!”.

Casa da Avenida, Casa da Cultura, Cinema Charlot – Auditório Municipal, Convento de Jesus, ESSG – Escola Secundária Sebastião da Gama, Fórum Municipal Luísa Todi, Parque do Bonfim e Praça de Bocage são os palcos onde decorre, este ano, o certame.

O evento abre, a 18, e encerra, a 28, com concertos. “Sallim”, nome artístico de Francisca Salema, atua no dia inaugural, às 18h00, no Convento de Jesus, enquanto, no último, às 21h30, “Mr Fortez Trioplus” enche de música o Pátio da ESSG.

Pelo meio, há mais um apontamento musical, com “Senza”, no dia 21, às 21h00, defronte da Casa da Cultura.

O primeiro espetáculo cénico está marcado para 18 de agosto, às 21h00, no Auditório da ESSG, com o Teatro Estúdio Fontenova a apresentar “A Paz Perpétua”, baseada na obra homónima da autoria do dramaturgo espanhol Juan Mayorga.

A peça, uma das 17 produções participantes na secção oficial, propõe uma reflexão a partir de uma metáfora à ameaça terrorista global através de uma piada, em que três cães lutam para pertencer a um grupo de elite antiterrorista.

No dia 19, às 19h00, no Ginásio da ESSG, a proposta é “Shaken and Stirred”, um medley descontextualizado de personagens icónicas de William Shakespeare, numa produção da JÁ International Theatre.

A 20, às 19h00, no Auditório da ESSG, sobe ao palco “Haverá”, da Companhia InsanaCena, monólogo que lança um olhar sobre a forma como os humanos se relacionam entre si e com o mundo.

“A Caminhada dos Elefantes”, para maiores de 6 anos, pela Formiga Atómica, vai ao Ginásio da ESSG no dia 21, às 11h00 e às 16h00, para falar sobre a vida, a existência, a morte e o caminho que todos os humanos têm de fazer um dia para se despedirem de alguém.

Igualmente dirigido ao público infantil, “Anel das Fábulas”, uma história de cavalos-marinhos, é o espetáculo que se segue, com sessões contínuas de 20 minutos entre as 17h00 e as 20h00, no Parque do Bonfim, repetindo-se no dia 22, no mesmo horário e local.

A espanhola Cia. Mar Gómez sobe ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi no dia 21, às 21h00, com “SiempreViva”.

A 22, no âmbito do projeto “Ir e Vir e Voltar (com livros)”, do Programa Municipal de Educação pela Arte e Ciências Experimentais, Ricardo Guerreiro Campos apresenta, às 11h00, no Auditório da ESSG, “A Metade que Falta”, um espetáculo-oficina sobre dizer a alguém ou a alguma coisa de que se gosta o quanto esta lhe completa ou faz falta.

No mesmo dia, às 19h00, no ginásio daquele estabelecimento de ensino, A Lagarto Amarelo apresenta “Mil Palavras por Dia”, uma reflexão sobre a crise económica, social e humanitária através de uma espécie de comparação entre Homem e lobos, enquanto às 21h00, no Parque do Bonfim, o Teatro das Beiras mostra “Nosocómico”, uma analogia, em jeito de comédia, entre a medicina atual e a do tempo de Molière.

A 23 de agosto, às 18h00, no Cinema Charlot, é a vez de a brasileira PLATÔ, vencedora, em 2019, da Secção Off – Mais Festa, apresentar a estreia absoluta do espetáculo “O Conselheiro da Favela”, em formato vídeo, por impossibilidade de a companhia se deslocar a Portugal.

À noite, às 21h00, na Praça de Bocage, a espanhola Cia. Trotamundos, recorrendo a bolas de malabares, aros hula hoops e a um baú, apresenta “Historias de un Baúl”.

O Festival Internacional de Setúbal – XXIII Festa do Teatro reserva para 24 de agosto “Conflito-Duelo-Rutura”, pelo Coletivo Breathe!, às 19h00, no Auditório da ESSG, bem como “Eça Agora!”, por Dinis Binnema, e “Simbiosis”, pela espanhola Alodeyá, ambos no Parque do Bonfim, às 18h00 e 21h00, respetivamente.

No dia 25 de agosto, na Sebastião da Gama, destaques para Catarina Teixeira e Michał Wilk e o espetáculo “Let me forget for a second that I have never really needed you”, com sessões às 20h30 e às 22h10, e para A Bruxa Teatro e a peça “A Curiosidade dos Anjos”, às 21h00.

“Primeiro ensaio”, tragicomédia sobre a transição da adolescência para a vida adulta, pelo Grupo Cru, às 19h00, no Auditório da ESSG, e “Sacro”, sobre a religiosidade em Évora pela brasileira Amanda Gonsales, às 20h30 e às 22h10, na Praça de Bocage, compõem a programação de 26 de agosto.

No dia 27, a ESSG acolhe, às 19h00 e às 21h00, respetivamente, “Desimpedido”, com três atores da The Actor’s Sofa a interpretarem textos nunca antes revelados, e “Noites Brancas”, romance sentimental sobre as memórias de um sonhador pelo Teatro Art’Imagem.

Destaque ainda para a companhia checa Lachende Bestien, que apresenta, às 21h00, no Fórum Luísa Todi, a peça “Ferdinand!”.

O dia 28 de agosto, de encerramento do festival, reserva quatro peças, incluindo “Capuchinho”, para bebés, numa produção do Teatro Plage, às 11h00, no Auditório da ESSG.

“Avós – Histórias Germinadas no Quintal”, da Monstro Colectivo, às 11h00 e às 17h00, no Parque do Bonfim, “Intranquilidade”, Cia. Mefisteatro, às 18h00, no Ginásio da ESSG, e “Otus”, por Oliveira & Bachtler, às 20h00, no Fórum Municipal Luísa Todi.

O teatro é também celebrado através de encontros para debates, mais concretamente sobre políticas culturais locais, no espaço da Casa da Avenida, no dia 23, às 16h30.

O Cinema Charlot – Auditório Municipal é, a 23, às 17h00, espaço para a projeção de uma seleção de curtas-metragens, em parceria com a Experimentáculo, que exibe “O Mar Já Não Para Aqui”, “Como Gado”, “Goa, A Piece of Peace”, “Gen. Y”, “Para Reminiscência” e “Não Procures Mais Além”.

Há ainda lugar a uma exposição de artes plásticas sobre “O Início do Fim das Possibilidades”, de Ana Isa Férias, João Bordeira, Madalena Salgueiro, Paula Moita e Ricardo Guerreiro Campos, patente no gradeamento da Escola Sebastião da Gama entre os dias 18 e 28.

Em tempos de pandemia, os espetáculos decorrem com as normas decretadas pela Direção-Geral da Saúde, com lotação limitada e uso obrigatório de máscara.

Também por este motivo, todos os eventos estão sujeitos a bilhete, mesmo os de entrada livre.

A aquisição de ingressos para atuações da Secção Oficial custa oito euros, à exceção de estudantes, desempregados, menores de 25 anos, maiores de 65 e profissionais do setor das artes, que pagam seis.

O festival tem bilheteira aberta de 14 a 28 de agosto, entre as 18h30 e as 21h00, no pátio da Escola Secundária Sebastião da Gama.

Para espetáculos no Fórum Municipal Luísa Todi a compra dos bilhetes pode ser feita de terça-feira a domingo, das 13h00 às 19h30, pelo telefone 265 522 127 ou pelo endereço bilheteira.fmlt@mun-setubal.pt.

É privilegiado o pagamento por transferência bancária para o IBAN PT50 0036 0043 9910 0214 9720 3 ou por MB Way, para o número 925 436 516, evitando, assim, a transação direta com dinheiro.

O Festival Internacional de Teatro de Setúbal – XXIII Festa do Teatro, organizado numa parceria entre a Câmara Municipal de Setúbal e o Teatro Estúdio Fontenova, conta com os apoios da União das Freguesias de Setúbal, Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, Teatro O Bando, Experimentáculo, Set-link, Fundação Inatel e Hotel Laitau e tem como media partners Antena 1, Antena 2, Som da Baixa, Semmais e SetúbalMais.

 

Documentos Relacionados