Homenagem a Pedro Pichardo - 2021

O campeão olímpico de triplo salto Pedro Pichardo foi homenageado esta tarde pela Câmara Municipal de Setúbal, num ato institucional realizado no Salão Nobre dos Paços do Concelho.


“Em Setúbal, cidade que inspira desporto, Pedro Pichardo encontra o território ideal para exponenciar o talento natural. Esta homenagem constitui uma forma de reconhecermos publicamente aquilo que este homem representa hoje para Setúbal e os frutos que ele deixa”, afirmou a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, em alusão ao facto de o atleta fazer integralmente a preparação desportiva no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal.

Pedro Pablo Pichardo conquistou a medalha de ouro no triplo salto, a única para Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, com um salto de 17,98 metros, alcançado no terceiro ensaio.

Além de estabelecer um novo recorde nacional, o triplista luso-cubano arrebatou o primeiro ouro olímpico para Portugal desde o triunfo de Nélson Évora em Pequim 2008 na mesma disciplina de atletismo. E garante que não vai ficar por aqui.

“Vou continuar a trabalhar para representar o nosso país e a nossa cidade, que é Setúbal. Podem contar sempre comigo.”

Pedro Pichardo, que a nível de clubes representa o Sport Lisboa e Benfica, confessa que em 2017, quando chegou a Portugal, estava longe de imaginar que um dia conseguiria os resultados que motivaram hoje a homenagem promovida pela Câmara Municipal de Setúbal.

“Nunca me passou pela cabeça que um dia estaria a viver isto. Ainda hoje não acredito. Hoje, quando vinha a chegar a Setúbal, vi um ecrã com a minha foto e fiquei surpreendido. Estou muito feliz e muito grato por ser acolhido desta maneira pelas pessoas. Não tenho palavras para agradecer.”

A cerimónia de homenagem a Pedro Pichardo contou, igualmente, com uma intervenção do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, que reconheceu o apoio prestado pelo município de Setúbal ao atleta.

“As condições que Pichardo encontrou em Setúbal não se encontram normalmente no país. Para formar um campeão é preciso uma autarquia que esteja desperta e atenta como esta. A autarquia de Setúbal dá um exemplo claro de como se deve encarar a prática desportiva.”

A cerimónia de homenagem promovida pela Câmara Municipal de Setúbal contou com a presença de outro ouro olímpico português, Rosa Mota, que, juntamente com Maria das Dores Meira e o vereador do Desporto, Pedro Pina, entregou uma placa comemorativa a Pedro Pichardo.

Além de Rosa Mota, também Francis Obikwelu, medalha de prata em Atenas 2004, marcou presença, entre outras individualidades.

Antes desta homenagem e da conquista da medalha de ouro em Tóquio, Pedro Pichardo já tinha sido distinguido, em março, pela Câmara Municipal de Setúbal, com a Medalha de Honra da Cidade, na Classe Desporto, em reconhecimento dos seus feitos desportivos e do contributo para o engrandecimento e divulgação da cidade além-fronteiras.