Estações de monitorização meteorológica - AML

A medição dos efeitos meteorológicos nas alterações climáticas é o objetivo de um projeto em desenvolvimento na Área Metropolitana de Lisboa.


O projeto CLIMA.AML – Rede de Monitorização e Alerta Meteorológico Metropolitano contempla a criação de uma rede metropolitana de 18 estações meteorológicas, nove microssensores de medição urbana e uma plataforma online de consulta de informação de suporte à monitorização e avaliação dos dados meteorológicos.

As estações meteorológicas que estão a ser instaladas em cada um dos 18 municípios da AML, incluindo Setúbal, vão medir, em tempo real, temperatura, precipitação, humidade, pressão atmosférica, vento, direção do vento, radiação solar e radiação ultravioleta.

A recolha e disponibilização destes dados, disponíveis na plataforma online a partir de novembro, permitirá monitorizar a evolução dos impactes e eventos resultantes das alterações climáticas nas comunidades locais, de forma a reforçar processos de decisão e promover medidas de adaptação.

O projeto CLIMA.AML é financiado pelos EEA Grants 2014-2021 no âmbito do programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, operado pela Secretaria-Geral do Ambiente e da Ação Climática.