Unidade de Saúde Familiar de Azeitão - início da empreitada - estaleiro de obras

A empreitada de construção da Unidade de Saúde Familiar de Azeitão, uma parceria da Câmara Municipal de Setúbal com o Estado, começou no dia 9 de agosto com a execução de trabalhos preparatórios.


O arranque da empreitada estava, de acordo com a lei, dependente da obtenção de visto pelo Tribunal de Contas, o qual foi emitido na semana passada, o que permitiu consignar a intervenção no dia 9 de agosto à empresa Inovaqua – Engenharia e Ambiente, LDA.

A construção da futura Unidade de Saúde Familiar de Azeitão, uma parceira do município com a ARS-LVT – Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, iniciou-se com a execução de trabalhos preparatórios, designadamente a instalação do estaleiro de obras, tendo em conta a importância deste equipamento para a população local.

A intervenção, com um prazo de execução de 365 dias, consiste na criação de um equipamento de saúde, com uma área bruta de construção de 1580 metros quadrados, com dois pisos, sendo o térreo ocupado por duas alas individuais, para atendimento, e um pátio, enquanto o piso superior comum é destinado a serviços e zonas técnicas.

O equipamento, edificado na Rua José Silva Xavier, em Vila Nogueira, em parcela de terreno do domínio público camarário, junto do complexo desportivo da Piscina Municipal de Azeitão, terá duas unidades, cada uma com capacidade para atender 11.400 utentes, e uma URAP – Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados.

Apesar de a construção de centros de saúde ser uma responsabilidade do poder central, a Câmara Municipal de Setúbal garante o arranque desta obra, orçada em mais de dois milhões de euros com financiamento comunitário, no âmbito de um acordo de cooperação celebrado com a ARS.

A empreitada tem financiamento comunitário de 50 por cento assegurado através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, resultado de candidatura apresentada ao POR Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional Lisboa 2020, estando o valor remanescente da execução da empreitada a cargo da ARS-LVT – Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

O novo equipamento permite a concretização de uma reivindicação antiga da população e das autarquias locais, pois o atual Centro de Saúde de Azeitão funciona provisoriamente, desde 1978, numa moradia sem as condições adequadas para a prestação de cuidados de saúde.